quant
Fique ligado

Edição 563

Acólitos da Trofa com três novos elementos

Avatar

Publicado

em

Os Acólitos da Trofa renovaram o compromisso durante a eucaristia das 11 horas de domingo, 9 de março, na Igreja Nova de S. Martinho de Bougado.

Os Acólitos da Trofa têm três novos membros, que, no domingo, receberam, pelas mãos de Luciano Lagoa, pároco de S. Martinho de Bougado, a túnica para servir o altar. À investidora dos novos elementos seguiu-se o compromisso dos acólitos, onde estes renovaram “perante Cristo, o altar e toda a assembleia (…), o compromisso em querer servir o altar com mais dignidade e empenho”. “Damos graças a Deus que nos chamou ao seu serviço. Como membros deste grupo de acólitos, estamos na disposição de continuar a servir a comunidade na dignificação das celebrações litúrgicas, especialmente no culto à Eucaristia com ajuda de Deus vamos esforçar-nos ainda mais por desenvolver a nossa fé, conformarmo-nos com Cristo e seremos apóstolos no meio em que vivemos”, declararam durante a eucaristia.
Para Luciano Lagoa, o compromisso e a investidora dos acólitos são “importantes para a vida da comunidade”, uma vez que “o serviço do altar e o litúrgico da eucaristia é importante e fundamental na vida da comunidade”. “A eucaristia é a oração e a reunião por excelência de todos os cristãos e tudo aquilo que se relaciona com o canto e o altar da eucaristia tem uma importância grande na vida da comunidade. Todos os serviços litúrgicos, como leitores, cantores e os acólitos têm importância especial, porque estão ao serviço da comunidade e a colocam ao serviço da oração”, explicou.
O pároco referiu que a investidora de novos acólitos é uma ocasião para “refletirmos sobre a nossa própria responsabilidade ao nível do sacramento da eucaristia e para dar graças a Deus por os jovens continuarem a querer servir o altar”. O pároco salientou os valores dos acólitos, como “a sua capacidade e entrega”, o “espírito de colaboração, a sua abertura e a sua boa vontade em servir o Senhor”.
Na eucaristia estiveram presentes “alguns acólitos de outras comunidades paroquiais”, como é o caso de “Santiago de Bougado, Alvarelhos, Vila Chã e Mindelo”, o que faz com que “haja uma maior comunhão entre os próprios acólitos”.
E de forma a “integrá-los numa estrutura vicarial”, a Vigararia Trofa/Vila do Conde, também liderada por Luciano Lagoa, está a preparar “um secretariado vicarial dos acólitos, com representantes de todas as paróquias, sob a coordenação do diácono José Maria, de Santiago de Bougado”. O projeto “está a ser lançado” na vigararia e Luciano Lagoa acredita que “vai dar muito fruto”.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...