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A Trofa não pode errar

Outra questão se levanta nesta fase: porque razão não se salvaguardou urbanisticamente a chegada do metro ao centro?

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Nos grandes dossiers do país, da região ou de um concelho, dizem as boas práticas da governação que estas decisões devem ser partilhadas e preferencialmente devem ser auscultados os intervenientes que, de alguma forma, vão sofrer as consequências, positivas ou negativas, dessas decisões. Na visão que eu, e muitos outros defendem, estas decisões devem ser partilhadas. E devem ser partilhadas para que a decisão que dali decorra, que tem que ser tomada, para que não subsistam dúvidas, por quem governa, seja tida com base no maior número de argumentos favoráveis ou desfavoráveis, sob pena de se decidir mediante “gostos” pessoais ou de um pequeno grupo restrito.
Na Trofa, tal como no país, esses dossiers também existem. A revisão do PDM, o dossier metro, a variante à N14, entre outros, configuram essa importância. Para que não subsistam dúvidas, e podendo o PS Trofa discordar das decisões tomadas, não somos contra, nem nada faremos para prejudicar a concretização da variante à N14 e a vinda do metro até à Trofa. Aliás, a história fala por si, e as constantes reivindicações junto dos órgãos nacionais do PS, a participação em manifestações, a entrega de moções pelos sucessivos atrasos e/ou adiamentos, são elementos mais do que demonstrativos que o PS Trofa sempre se posicionou ao lado dos Trofenses e da Trofa, mesmo quando isso, por muitas vezes, significou estar contra as posições de Governos do PS.
Não obstante a isto, e uma semana depois do Sr. Primeiro Ministro, António Costa, ter vindo a Gondomar lançar as 4 novas linhas do Metro do Porto, onde se inclui a Trofa, o PS Trofa defende uma solução que sirva a população da Trofa. Não sendo segredo que a posição do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Trofa é construir um túnel que atravesse Valdeirigo em direção à estação de comboios, o PS Trofa acredita que o metro servirá verdadeiramente os Trofenses se passar pelo centro de São Martinho de Bougado, aproximando os Trofenses aos serviços: correios, finanças, cartório, centro de saúde, hospital da Trofa, Aquaplace, entre outros. Conscientes da ginástica urbanística necessária, até porque a Trofa mudou nos últimos anos, é possível, se for essa a vontade, que o metro chegue ao centro. Outra questão se levanta nesta fase: porque razão não se salvaguardou urbanisticamente a chegada do metro ao centro? Será que enquanto gritávamos mais alto e anunciávamos manifestações deixamos de acreditar na vinda do metro e enterrámos esse sonho!? Não tenho a resposta, mas lá que parece isso, parece!
Espero que fique claro para o leitor: o PS Trofa esteve sempre na linha da frente pela vinda do Metro. O PS Trofa insurgiu-se várias vezes contra Governos do PS. O PS Trofa ficou satisfeito pelo anúncio da vinda do Metro. O PS Trofa nada fará, obviamente, para atrasar a vinda do Metro. O PS Trofa não concorda com a opção do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Trofa, e sua equipa, de desviar o metro por um túnel que impossibilita os Trofenses de apanharem ou saírem do Metro bem no centro da Trofa.
Mas o mesmo se aplica à Variante à N14. O PS Trofa travou sempre esta batalha contra os sucessivos Governos, do PS ou PSD. Obviamente nada fizemos para atrasar ou impedir esta solução. Mas também ficou claro que defendemos, sem ziguezagues nem piruetas, uma solução que tivesse uma saída em Covelas. Defendemos igualmente que a Variante não desaguasse no centro da Trofa, mas que fosse projetada para próximo da A3, não para servir Santo Tirso, mas sim para não congestionar ainda mais a Trofa. Inicialmente fomos acusados pelo Sr. Presidente da CM Trofa de impreparados e de defendermos os interesses de Santo Tirso. Hoje em dia, é o Sr. Presidente da CM Trofa que defende a ligação à A3 e a saída em Covelas. Tivesse isto sido pensado de outra forma, negociado com outro afinco, ouvidos os empresários e os partidos, e todos em conjunto, teríamos porventura conseguido melhor.
Caro leitor, a Trofa está diferente, é inegável. Mas ao mesmo tempo, com uma visão dialogante, de abertura e discussão partilhada atempada, estaríamos provavelmente todos satisfeitos e realizados com estas grandes obras. Mais do que isso, os Trofenses iriam usufruir de investimentos sem os “ses” ou “pena que não conseguimos isto”.
Deixo-vos uma reflexão final de uma conversa que tive no seio de um grupo de amigos: a Trofa é o único concelho onde uma variante anda pelo centro da cidade, e onde o metro é atirado para fora do centro da cidade!

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