quant
Fique ligado

Edição 517

A tradição do compasso e da junção das cruzes

Avatar

Publicado

em

Um pouco por todo o concelho da Trofa, o domingo de Páscoa, dia em que se assinala a ressurreição de Cristo, é marcado pela saída dos compassos que, durante todo o dia percorrem as ruas das freguesias do concelho para anunciar a ressurreição.


Nas janelas as colchas antigas, bordadas à mão e coloridas, anunciam a festa da Páscoa, todos os anos. Este ano não será diferente e os compassos vão sair na manhã de domingo, indo de casa em casa anunciar a ressurreição de Cristo até ao pôr do sol.

Na Paroquia de Santiago de Bougado os vários grupos juntam-se ao final da tarde em Cidai para partirem depois para a Igreja Matriz de Santiago de Bougado onde, às 20.30 horas , decorre a missa de encerramento dos compassos.

Já em S. Martinho de Bougado o ritual repete-se e ao final do dia de domingo as cruzes partem em cortejo do Parque Nossa Senhora das Dores em direção ao quartel dos Bombeiros Voluntários da Trofa, onde largas dezenas de pessoas esperam todos os anos para beijar a cruz. O compasso segue depois para a Igreja Nova de S. Martinho de Bougado, onde decorre o encerramento que está marcado para cerca das 19.30 horas.
Nas restantes freguesias do concelho a tradição da Páscoa é também marcada pela visita do compasso que vai de casa em casa.

Nas ruas as flores e os verdes servem de tapete por onde passam os elementos do compasso que carregam a cruz de Cristo ressuscitado.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...