Colégio A Torre dos Pequeninos envolveu 90 alunos num “Campeonato da Matemática”.

Damas, Encaixes, Geoplano, Tangran, Dominós, Contas, Enfiamentos Lógicos, Puzzles, Formas Geométricas e Cores. Estes foram alguns dos jogos ligados à Matemática em que os alunos da Creche e Jardim-de-infância d’A Torre dos Pequeninos participaram.

Na semana entre 7 e 11 Fevereiro, o Colégio levou a cabo o “Campeonato da Matemática”, que envolveu cerca de 90 alunos. Estas actividades estiveram inseridas no projecto anual “Despertar para a Ciência” e os objectivos são “incentivar e desenvolver o gosto por esta disciplina desde os primeiros anos de vida, apelar à capacidade de raciocínio lógico e imaginação dos alunos e estimular práticas pedagógicas fundamentadas numa perspectiva de continuidade entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico”, adiantou fonte do Colégio.

Considerando o Colégio “pioneiro na região” neste tipo de projectos, o director d’A Torre dos Pequeninos, Amílcar Sousa, garante que “em breve, os alunos do 1º Ciclo poderão participar nas ‘Olimpíadas da Matemática’ que também têm sido uma prática anual”. “Consideramos estas provas fundamentais para o sentido de competição saudável, além de essenciais para que a Matemática seja uma área disciplinar estrutural, cada vez mais estimulada e de interesse para todos os alunos. Esta é uma das nossas preocupações pedagógicas e que vão ao encontro das linhas estratégicas do Projecto Educativo de Escola e das práticas que temos vindo a desenvolver”, frisou.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Creche e Jardim-de-infância, do Colégio A Torre dos Pequeninos, Graça Couto, “a realização desta iniciativa foi um desafio para todos os alunos que, de forma muito entusiasmada e empenhada, superaram as expectativas”. “Estamos certos que se trata de uma mais-valia para a formação individual dos alunos, no que respeita à sua autonomia, competência e motivação para a área da Matemática”, concluiu.

Até ao final do ano lectivo, A Torre dos Pequeninos continuará a realizar actividades relacionadas com as ciências exactas, dando destaque a áreas como Física/Química, a Meteorologia, a Botânica, a Astronomia e a Biologia.