quant
Fique ligado

jonati

Religião

À “boleia” de carrinha, Maria percorre ruas de Guidões, Covelas e Alvarelhos

Publicado

em

À semelhança do que aconteceu o ano passado, as paróquias de Guidões, Covelas e Alvarelhos vão assinalar o mês mariano com uma peregrinação “sobre rodas”.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima vai percorrer as ruas das paróquias numa carrinha decorada para o efeito, ao som de músicas marianas e da recitação do terço.

Em Guidões, a peregrinação acontece no dia 22, com início em Vilar, às 21h00. Segue-se a paróquia de Covelas, no dia 29, às 21h00, com arranque em Outeiro, e Alvarelhos, no dia 30, à mesma hora.

O pároco José Ramos sugere aos fiéis que, no dia da peregrinação, façam tapete de flores junto às portas e coloquem velas nas varandas e muros. “Vale tudo, menos aglomerados populacionais”, pediu o sacerdote.

Continuar a ler...

Edição 782

Igreja Matriz recebe festa de S. Sebastião

Seguindo uma tradição de há muitas dezenas de anos, a paróquia de S. Martinho de Bougado realiza, no próximo domingo, dia 29 de janeiro, a festa em honra de S. Sebastião.

Publicado

em

Seguindo uma tradição de há muitas dezenas de anos, a paróquia de S. Martinho de Bougado realiza, no próximo domingo, dia 29 de janeiro, a festa em honra de S. Sebastião, na Igreja Matriz daquela paróquia.

Assim, às 08h30, haverá eucaristia solene em honra do mártir, animada pelo grupo coral da paróquia, e ao som do órgão de tubos recentemente restaurado, seguindo-se a procissão desde a Igreja Matriz até ao cruzeiro de S. Martinho (que se encontra situado na Rua Alberto Pimentel), voltando à Igreja, onde será dada a bênção do Santo Lenho.

É de notar que esta festa dedicada ao mártir S. Sebastião, carinhosamente chamada de “Festa do Mártir” é das mais antigas desta paróquia, e era só superada pela grande romaria de Nossa Senhora das Dores e pela comemoração do padroeiro S. Martinho.

Além das celebrações religiosas, que incluía novena e missa solene, “com três padres a grande instrumental, acompanhada ora pelo coro da Trofa, ora pela Banda de Música, o interior daquele templo era festivamente ornamentado, eram colocados dois grandiosos e decorados mastros (no exterior) à frente deste templo e a Rua de S. Martinho era, igualmente, ornamentada com flores”.

Continuar a ler...

Religião

Padres da Trofa em peregrinação por Roma e Vaticano: o roteiro, a audiência com o Papa e o vinho do Porto com 150 anos

Os sacerdotes da Vigararia da Tofa-Vila do Conde, bem como alguns que dela já fizeram parte, realizaram uma peregrinação a Roma e ao Vaticano, entre os dias 9 e 12 de janeiro.

Publicado

em

Os sacerdotes da Vigararia da Tofa-Vila do Conde, bem como alguns que dela já fizeram parte, realizaram uma peregrinação a Roma e ao Vaticano, entre os dias 9 e 12 de janeiro. (mais…)

 

Já é assinante? Inicie sessão

Não é Assinante? Clique aqui e assine os nossos conteúdos a partir de 1 euro

 

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);