quant
Fique ligado

Edição 584

As Crianças e os Afogamentos. Prevenção!

Avatar

Publicado

em

A água está presente em quase todos os aspetos da vida das crianças. Para a maioria das crianças ela significa divertimento, brincadeira e aventura numa piscina, num lago ou simplesmente na rua, após a chuva. No entanto, a água pode ser perigosa. Uma criança pequena pode afogar-se em poucos centímetros de água, num balde, no banho ou num tanque.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o afogamento é um acontecimento no qual as vias aéreas da criança são submersas em líquido, levando a uma impossibilidade de respirar. O resultado pode ser fatal ou não, deixando sérias sequelas neurológicas.
Em todo o mundo, os afogamentos são a terceira causa de morte não intencional em crianças e jovens e em Portugal são a segunda causa de morte entre os 5 e os 14 anos (WHO; DGS 2016).
Os acidentes por afogamento podem ser reduzidos, através do uso de estratégias de prevenção efetivas, recentemente publicadas pela Organização Mundial da Saúde e adaptadas para Portugal, tais como:
– Esvaziar águas acumuladas não necessárias (ex: banheiras, poços e baldes).
-Cobrir poços, tanques e depósitos de armazenamento de água.
– Evitar que as crianças em idade pré-escolar frequentem locais de potencial risco e instalar barreiras de segurança de acesso à água. Se as crianças têm acesso a locais com piscinas, tanques ou poços, estes devem estar protegidos ou vedados e só devem frequentar estes locais com supervisão atenta dos adultos.
– Ensinar as crianças em idade escolar a nadar e quais as medidas básicas de segurança e de salvamento.
– Ensinar e promover o treino das medidas de salvamento e das manobras de reanimação cardiorrespiratória a pais e cuidadores.
Os afogamentos podem ser evitados. Pense nisso!
Enfermeiras
Sandra Costa e Elsa Silva

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...