Trofa
Última etapa da Volta a Portugal passa duas vezes pela Trofa e em Santo Tirso a 16 de agosto
A 87.ª Volta a Portugal em Bicicleta termina no próximo domingo, 16 de agosto, com a realização da 10.ª e última etapa, que liga a Maia ao Porto. Antes da consagração do vencedor da edição de 2026 na Avenida dos Aliados, o pelotão vai passar pelos concelhos da Trofa e de Santo Tirso, num percurso que inclui duas passagens pelo Coronado, um dos aspetos mais curiosos desta etapa final.
Com 124 quilómetros, a derradeira etapa parte da Câmara Municipal da Maia, pelas 14h00, e segue inicialmente pela EN14 em direção à Trofa.

A primeira entrada no concelho acontece pela Carriça, na freguesia do Muro, prosseguindo depois até ao cruzamento da Igreja de São Romão do Coronado, onde o pelotão deverá chegar por volta das 14h10. Nesse ponto, os ciclistas deixam a EN318 e viram em direção ao centro de São Mamede do Coronado, percorrendo toda a Rua de Vale do Coronado em direção ao concelho da Maia.
Depois de novamente no concelho maiato, a corrida regressa à Trofa para uma segunda passagem pela Carriça, na freguesia do Muro. A partir daí, o pelotão entra definitivamente na Estrada Nacional 318, iniciando o percurso em direção ao concelho de Santo Tirso, atravessando o Muro, S.Mamede do Coronado e S.Romão do Coronado, em direção a Agua Longa, pelo cruzamento da Camposa.
Já em Santo Tirso, a Volta percorre toda a EN318, atravessando as freguesias de Água Longa e Agrela. Nas proximidades da Igreja de Agrela, a corrida abandona a estrada nacional e segue em direção a Sobrado, no concelho de Valongo, continuando depois rumo ao Porto.
A passagem da Volta a Portugal constitui sempre um momento de grande entusiasmo para as populações, sendo esperada a presença de centenas de pessoas ao longo do percurso para apoiar os corredores e assistir à tradicional caravana publicitária, que antecede a chegada do pelotão.
Devido à passagem da prova, são esperados condicionamentos temporários de trânsito nos locais abrangidos pelo percurso. A organização recomenda que os espectadores cheguem com antecedência e sigam as indicações das forças de segurança e dos elementos da organização.
A etapa entre a Maia e o Porto encerra a edição de 2026 da Volta a Portugal em Bicicleta e culmina com a chegada à Avenida dos Aliados, onde será conhecido o vencedor da maior prova do calendário velocipédico nacional.


