Autárquicas 2025
Entrevista a José Fernando – Candidato da coligação Unidos pela Trofa (PSD/CDS-PP) ao Muro
Entrevista a José Fernando – Candidato da coligação Unidos pela Trofa (PSD/CDS-PP) ao Muro

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
Pretendemos requalificar a Urbanização da Agra da Cana, com a construção de um espaço de lazer; construir o Parque de Estacionamento, entre o Cemitério e a Escola Básica e Jardim de Infância da Estação; concluir a requalificação do Edifício Sede da Junta de Freguesia, com a adição de um Espaço de Cidadão, tendo diferentes entidades públicas num único balcão, para facilitar o acesso à Administração Pública.
Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
Para além de continuarmos a diligenciar pela concretização da extensão da linha de Metro até à Trofa, com a construção de uma nova estação na Serra, o nosso projeto de continuidade assenta também nos seguintes objetivos: continuar a melhorar as acessibilidades, com a pavimentação de ruas diversas; requalificar o pavimento na Urbanização do Campinho e os passeios nas zonas habitacionais; construir passeios na EN318, entre o cruzamento da Carriça e a Zona Industrial da Carriça, estendendo-se até à Urbanização da Agra da Cana; fomentar a prática do exercício físico com a criação de um Percurso Pedestre; aproximar ainda mais os serviços da Junta à população, criando um canal digital da Junta do Muro para denúncias.
Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal da Trofa a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
Entendemos que deve existir uma articulação entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal para alavancar projetos estruturais e que envolvem investimentos que a Junta por si só não consegue concretizar, destacando-se para o próximo mandato os seguintes: requalificar o Parque de Jogos para permitir a prática do desporto em melhores condições e durante todo o ano; diligenciar junto da Metro no sentido de se requalificar o antigo Edifício da Estação e Armazém, criando um espaço de exposições itinerante, no âmbito do projeto de extensão da linha de Metro e diligenciar junto da Indáqua para que seja concretizada a extensão da rede de água pública na aldeia de Vilares, começando pela Rua D. Dinis.
De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
Pretendemos manter uma relação forte e próxima com as instituições, promovendo a interação entre todas e fomentando o desenvolvimento das suas atividades. Vamos continuar a promover a cultura, nomeadamente o Teatro, com a criação de um Cartaz Cultural anual, inovando também nas diversas atividades que já desenvolvemos, como são exemplo o Estendal de Poesia, a Festa de Rua, a Desfolhada, o Pantas Sunset e a Festa de Natal.
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o NT está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho da Trofa, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
A publicação das entrevistas diárias segue a ordem alfabética da designação das freguesias e a ordem do boletim de voto, sorteada no Tribunal de Santo Tirso.