Trofa
ULS Médio Ave no 2.º lugar nacional no desempenho dos centros de saúde
A 2.ª posição está consolidada desde fevereiro, mês em que conseguiu ultrapassar a ULS Póvoa de Varzim/Vila do Conde

A Unidade Local de Saúde do Médio Ave (ULSMAve) alcançou o 2.º lugar a nível nacional no Índice de Desempenho Global (IDG) dos Cuidados de Saúde Primários, relativo a julho de 2025. O resultado traduz-se numa avaliação de 86,7 pontos.
O IDG é um indicador que mede o desempenho em diferentes dimensões da prestação de cuidados, incluindo o acesso dos utentes, a gestão da doença, a promoção da saúde, a integração dos serviços e a qualidade da prescrição médica.
A 2.ª posição está consolidada desde fevereiro, mês em que conseguiu ultrapassar a ULS Póvoa de Varzim/Vila do Conde, com IDG de 88,3 contra 88. Desde então manteve a posição, sempre atrás da ULS de Matosinhos, que lidera.
Para João Marques Silva, Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Primários da ULS do Médio Ave, este reconhecimento “confirma o trabalho rigoroso, o empenho e a dedicação de todos os profissionais, que diariamente procuram garantir cuidados de saúde de qualidade à população que servimos”.
Com este resultado, a ULS Médio Ave reforça a sua posição no panorama nacional da saúde, destacando-se pela capacidade de resposta e qualidade nos cuidados prestados às comunidades da região.
A Unidade Local de Saúde do Médio Ave foi criada em janeiro de 2024 e agrega o ex-Centro Hospitalar do Médio Ave, com os ex-ACeS Santo Tirso/Trofa e de Famalicão.