quant
Fique ligado

Edição 583

Glifosato na testa de alguns é que era

Avatar

Publicado

em

A Associação para a Protecção do Vale do Coronado (APVC) realizou a terceira edição do workshop de Agricultura Biológica, no passado sábado, em Paiço, no Coronado, em ambiente campestre. A actividade foi orientada por Atimati (guardiã de sementes, agricultora biológica há mais de 30 anos). Foram cerca de cinco horas de formação. E, no final, qual entrevista, ainda tivemos um tempinho para registar algumas declarações da carismática formadora. Oupa!

 

[apvc]  Mais uma maratona dedicada à dita agricultura tradicional, orgânica, praticada pelos nossos Avós. Correu bem?

[Atimati]  Sim, correu bem, como de costume. As pessoas que vêm querem mesmo praticar uma agricultura que não prejudique o ambiente e a saúde da sua família e, por isso, estão abertos para aprender. É interessante ver a quantidade de pessoas que realmente se fartou de comer alimentos sem sabor, sem valor nutricional e cheios de venenos. Está na hora de mudarmos para práticas mais inteligentes, que visem o lucro mas sem ser a qualquer preço.

[apvc]  A Assembleia Geral das Nações Unidas decretou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, reconhecendo-lhe o importante papel na segurança alimentar e na erradicação da pobreza mundial. Mas, antes e depois de 2014, as iniciativas políticas ‘tugas borrifaram-se para isto. E, no plano da agricultura biológica, tropeçaram, mesmo. Confirmas?

[Atimati]  A agricultura familiar e a agricultura biológica sofreram um grande golpe da parte do Governo de José Sócrates. Mais tarde, o golpe foi apoiado por Assunção Cristas, provando que pouco importa o partido político. Todos querem é ajudar quem já tem muito, quem já é grande. Isto porque fizeram e puseram a funcionar a lei do uso dos fitofármacos. Sendo eu contra o uso e abuso que se faz destes venenos, até gostei da lei (que obriga a fazer-se uma formação sobre a sua aplicação e proíbe a venda a quem não tenha o cartão da formação). A questão que me deixa bastante preocupada e incomodada é que proíbiram a venda livre de calda bordalesa mas não de cada um dos seus ingredientes. Proíbiram a venda de enxofre. No caso da calda bordalesa, pode-se comprar sulfato de cobre e cal para fazer a calda em casa mas não o produto já feito. Faz sentido? Não, uma vez que a calda já pronta leva o mínimo de cobre e, feito em casa, nem sabemos fazer direito. Além disso, o fabrico de calda bordalesa tem riscos graves para a saúde de quem a prepara. Já o enxofre, é o produto usado há mais anos (desde os Romanos), tem intervalo de segurança de zero dias e é o único produto que nunca causou habituação.

Como se isto não bastasse, se a razão apresentada para a proibição destes produtos foi a de que são tóxicos para o ambiente e para a saúde, então por que é que o glifosato na forma comercial de RoundUp – que a OMS considera como possível carcinogénico – é de venda livre e até se pode comprar no supermercado?!

[apvc]  Pois é, vá-se lá perceber esta gente! Adiante. No Coronado, rodeados de campos e hortas, é que se está bem. Mas anda por aqui – e por todo o País – um “calor quente” que não dá tréguas. O clima está tolo?

[Atimati]  Envenenamos o solo, a água e o ar. Será que é preciso ser cientista para perceber que tudo isso está a afectar o clima? Este Verão parece normal? Temos que nos levantar de madrugada para regar e, às 7 horas, o sol já queima. Pelas 10 horas, já não se consegue estar na horta ou no campo.

[apvc] Olha, não tarda é noite e, daqui a pouco, pela fresquinha, vamos participar na Coronado Color Family. Não sem antes te pedirmos que deixes um alerta para os agricultores, consumidores e políticos que ainda continuam literalmente… a dormir!

Publicidade

[Atimati]  Temos de parar para pensar o preço que iremos pagar por produzir mais sem olhar às consequências. Mais produção mas sem valor alimentar algum. Tais alimentos não alimentam, apenas enchem. Provocam toda a série de doenças modernas. Eu opto por produzir melhor, não por apenas produzir mais. Eu escolho agricultura biológica e nunca compro alimentos produzidos com venenos.

[apvc]  Obrigado, Atimati. A bulir, na terra, seguiremos. É um prazer receber-te, no Coronado – a propósito, dia 11 de Setembro, junta-te a nós, na ZURRA.

vítor assunção e sá | APVC
+ facebook.com/valedocoronado
+ valedocoronado.blogspot.pt

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...