quant
Fique ligado

Edição 477

Presidente da Junta de Bougado em entrevista

Avatar

Publicado

em


Luís Paulo Sousa assumiu a presidência do Executivo da freguesia de Bougado(S.Martinho e Santiago) em outubro de 2013, a mais populosa do concelho da Trofa. Em entrevista ao NT falou das obras de repavimentação de estradas, requalificação de passeios e adiantou estar a avaliar, mediante a nova realidade da agregação de Santiago com S.Martinho,  a construção  Casa Mortuária e o Centro Cívico em Santiago de Bougado que, por força dos constrangimentos financeiros, 
“teremos de equacionar”

O Notícias da Trofa (NT) -Qual o balanço que faz dos primeiros meses de mandato?

Luís Paulo (LP) – Considero que o balanço se deverá fazer daqui a quatro anos, no entanto posso adiantar que o balanço é francamente positivo, isto, apesar de uma parte da herança que, numa gestão desajustada da realidade atual e inadequada aos tempos correntes, me foi deixada por um dos meus antecessores. Todavia, ao fim destes meses, com muito esforço, trabalho, seriedade e dedicação posso orgulhar-me de afirmar que está, praticamente, ultrapassada.

 Permitam-me que diga que essa também era e é a expectativa de mudança que as gentes dos Bougados (de São Martinho e de Santiago) manifestaram pela expressiva votação que nos concederam. Esta votação criou em mim e na minha equipa uma responsabilidade acrescida de mais rigor, mais empenho, mais transparência e muito trabalho com a finalidade de, em primeiro lugar, devolver o orgulho aos trofenses.

NT – Quais os projetos que tem para a freguesia?

 LP – Sabemos que no contexto atual, caracterizado por uma crise económica e financeira de raízes profundas que o país atravessa, não devemos ceder à tentação do anúncio de grandes obras, ou enveredar por investimentos irresponsáveis. Devemos isso sim, trabalhar afincadamente para que a melhoria da qualidade de vida, dos Trofenses de São Martinho e de Santiago, seja uma realidade sentida por todos e uma obra também de todos nós.

  O compromisso deste Executivo de Junta de Bougado é, acima de tudo, o de ter uma atuação que se paute pela sua transparência e rigor.

  Queremos que a nossa competência e honestidade, possam ser avaliadas e escrutinadas por todos e em qualquer momento.

  Estes compromissos fazem parte do nosso dia-a-dia enquanto executivo da Junta de Freguesia de Bougado e é nesta referência que trabalhamos afincadamente e sem esmorecer.

  Conhecemos bem a dimensão dos problemas que afetam as nossas Freguesias de São Martinho de Bougado e de Santiago de Bougado, aonde poderemos considerar diversas requalificações da rede viária em todas as aldeias das nossas freguesias bem como os arranjos urbanísticos

  Não esquecemos os nossos idosos e os nossos mais jovens, cuja dependência e vulnerabilidade fazem com que muitas vezes não consigam ser devidamente escutados, quanto aos seus anseios e problemas.

Publicidade

  Por isso, dedicaremos uma especial e particular atenção aos mais necessitados, reclamando para os mesmos a solidariedade que lhes é devida.

NT – Sendo uma das maiores freguesias do concelho, quais as principais dificuldades que tem encontrado?

LP-Como sabem a agregação das freguesias de São Martinho e Santiago de Bougado resultou numa mega freguesia com mais de 55 por cento da população do Concelho, ou seja mais população que a soma de todas as outras 6 freguesias do concelho. Bougado vai de Ervosa até à Maganha, das margens do Ave até Lantemil, tem um número infindável de ruas e arruamentos, vários jardins, 8 Escolas Básicas e pré-escolar, em suma diria que há muitos concelhos neste país que não têm sequer este tamanho ou mesmo habitantes o que nos coloca dificuldades acrescidas nomeadamente nos meios humanos e materiais que são escassos para tantas necessidades.

 Além disso a própria gestão da Junta de Freguesia exige muito de nós pois, para tratarmos de igual forma os trofenses de São Martinho e os trofenses de Santiago que ocorrem aos dois polos, obriga-nos, a mim e à minha equipa, a desdobrar-nos para satisfazer com a maior rapidez e eficácia às solicitações dos nossos conterrâneos.

NT -Que pequenas obras e intervenções pretende fazer?

LP-Todas as pequenas obras que prometemos durante a campanha eleitoral, estão concluídas.

Convém referir que devido ao inverno muito rigoroso e prolongado que tivemos, a nossa rede viária sofreu uma degradação mais rápida o que nos levou a efetuar um sem número de pequenas intervenções diárias para colmatar os graves inconvenientes daí decorrentes.

Temos a certeza que há muito a fazer e estamos no terreno a executar várias obras neste preciso momento.

Dou a título de exemplo o arranjo na Rotunda dos ex-combatentes, o alargamento do passeio em frente às Galerias Araújos; passeios em Santiago, entre o edifício da Junta e a farmácia Barreto; executámos três ruas em Mosteirô, Abelheira e Esprela.

Vamos iniciar a requalificação com alargamento de uma rua em Ervosa e a pavimentação de uma outra, iremos também começar a pavimentação de uma rua na Esprela.

Publicidade

Pretendemos, muito brevemente iniciar o arranjo exterior do cemitério e da Casa Mortuária de São Martinho.

Tudo isto em estreita colaboração e parceria com a Câmara Municipal da Trofa.

NT – O que tem previsto fazer nas áreas da Ação Social, Cultura/Desporto e Educação?

  LP- Temos plena consciência que o nosso trabalho enquanto Junta de Freguesia, só terá sucesso, se a nossa ação política for o resultado de uma vontade coletiva e participativa.

  Contamos com o contributo de todas as entidades púbicas e privadas que atuam nas nossas Freguesias, para que esta legítima vontade consiga fazer o seu caminho.

Em termos práticos deliberamos atribuir um subsídio que será mensal às conferências de S. Vicente de Paulo de São Martinho e de Santiago para acudirem as necessidades urgente das pessoas e famílias em situação de carência económica.

Na área cultural participaremos na Expotrofa, e organizaremos o Bougado e Juventude em Festa.

Neste ano de 2014 estamos a protocolar com as associações culturais e desportivas da nossa cidade ações conjuntas de relevo para a nossa terra.

Na educação continuaremos a prestar todo o apoio às escolas, estamos a colaborar ativamente nas festas de fim de ano em colaboração com as associações de pais, ainda agora fomos parceiros na celebração, em conjunto, do Dia Mundial da criança com a realização do torneio Inter-escolas e continuamos a zelar pelo património escolar.

NT – A Casa Mortuária e o Centro Cívico em Santiago eram bandeiras do seu antecessor (António Azevedo). Vai levar adiante estes projetos? Onde os vai construir? Há acordo com algum proprietário de algum terreno?

Publicidade

  LP – Eram bandeiras válidas do meu antecessor António Azevedo, e quanto a mim, eram adequadas à realidade de então, ou seja, eram previstas para uma só freguesia, no entanto, estes projetos não morreram, apenas estão a ser repensados em função da agregação das freguesias.

Todos os projetos que nos chegaram às mãos estão a ser analisados e equacionados.

Como já anteriormente referimos quer pelo lado da nova realidade que é a agregação das freguesias de São Martinho e Santiago de Bougado quer pelo contexto do constrangimento financeiro que o país atravessa e ao qual a Trofa, como parte integrante deste país que é Portugal, naturalmente, não foge, não devemos ceder à tentação do anúncio de grandes obras, terá de ser à luz destas nova realidades e destes contextos que teremos de equacionar os projetos que nasceram enquadrados noutras realidades. Todavia, apesar de serem outros os tempos, vamos fazer o melhor que podermos para honrar as legítimas expectativas dos Bougadenses.

NT – Vai dar continuidade à atribuição de subsídios às associações da freguesia, implementada por António Azevedo? Qual o valor total previsto para 2014?

LP – Sim, vamos continuar pois todas as boas práticas devem manter-se. No entanto, quero chamar a atenção para o facto que a atribuição de subsídios era apenas prática corrente na freguesia de Santiago de Bougado e que em São Martinho, não se colaborava com as associações. Neste contexto, o esforço financeiro que nos é exigido para atender a todas as associações de cariz cultural, recreativo e desportivo das duas freguesias é muito grande e para isso temos previsto um valor global aproximado de 60.000euros.

NT- O mau estado de várias ruas, um pouco por toda a freguesia, tem sido cada vez mais notório. Definiu algum plano de intervenção? Quais as zonas prioritárias a intervencionar?

LP- Notório tem sido o esforço deste executivo de Junta em resolver e atenuar os muitos problemas que afetam a rede viária como já anteriormente mencionado.

No que se refere às obras e como são do vosso conhecimento todas as estradas da freguesia em geral e as nossas estradas nacionais em particular ressentiram-se muito com o Inverno rigoroso que passamos. Fomos obrigados a efetuar muitas reparações diárias, que por vezes se tornavam infrutíferas o que nos levou a efetuar as reparações com paralelos mesmo nas estradas asfaltadas.

Aproveito para informar que a solução provisória da colocação de paralelos nas estradas asfaltadas, foi ditada pela necessidade de solucionar os problemas dos buracos que não se resolviam convenientemente com a colocação de asfalto. Tentamos primeiramente colocar asfalto mas a quantidade de humidade que existia tornava impossível o restauro eficaz. Assim, resolvemos seguir para a solução provisória de colocarmos paralelos mas com o cuidado de preparar o piso para, logo que o tempo permitisse, receber o alcatrão e é o que, neste momento, estamos a concluir.

Em colaboração com a Câmara Municipal da Trofa e com a Trofáguas serão substituídas as tampas de saneamento e águas pluviais na E.N. 104 e E.N. 14 assim como noutras ruas mais movimentadas. A pavimentação de alguns troços em muito mau estado será feita no imediato, nomeadamente nos troços entre o cruzamento da rua Sena e a farmácia Barreto e entre esta e a rua das Fontainhas, em Santiago; o troço entre a farmácia Trofense e o cruzamento da EB 2,3 Napoleão Sousa Marques; Rotunda da Abelheira até à entrada para Ervosa, em São Martinho.

Publicidade

 O nosso papel como executivo é impulsionar as nossas Freguesias e desenvolver a sua importância na cidade da Trofa e no seu meio envolvente através das ações que promove.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...