Ano 2007
Treze mulheres abortaram
Desde 15 de Julho, dia em que a lei da Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez entrou em vigor, já foi realizada em 13 mulheres, no Centro Hospitalar do Médio Ave, que presta serviço aos concelhos da Trofa, Santo Tirso e Famalicão.
O Centro Hospitalar do Médio Ave é um dos estabelecimentos de saúde autorizados para a realização da interrupção voluntaria da gravidez até às dez semanas e registou já 13 casos.
Maria José Vieira, directora clínica do Centro Hospitalar, citada pelo Opinião Pública, considerou, este número um pouco "exagerado" pois "não estava à espera de tantos casos"avançando ainda a possibilidade de uma posterior 
Quanto aos dados revelados a nível nacional, de acordo com a Direcção Geral de Saúde, o número total de interrupções voluntárias da gravidez, desde 15 de Julho, dia em que a lei entrou em vigor até 16 de Agosto situa-se nos 526 casos.
Mais de metade, ou seja 53.99 por cento, foram realizadas na Região de Lisboa e Vale do Tejo. Surgem a seguir as regiões do Norte com 22.24 por cento, Centro com 15.78 , Algarve 4.37 e em último, Alentejo com o registo de 3,61 por cento. Quanto às Regiões Autónomas, a DGS não divulgou números.


