Ano 2007
José Carvalho é o novo treinador do S. Romão
Depois de treinar as camadas jovens do Bougadense, a equipa sénior do Covelas e do Atlético de Vilar, José Carvalho vai tomar o comando técnico do S. Romão. Fazer um bom campeonato, para o técnico será atingir um dos cinco primeiros lugares.
José Carvalho foi o treinador escolhido pelo presidente do S. Romão para substituir José Monteiro, que inicialmente estava garantido para comandar a equipa romanense, mas que acabou por ficar pouco tempo, alegando ter encontrado uma equipa "com um projecto mais aliciante". Monteiro, treinador que conseguiu a melhor classificação de sempre (6º lugar) do S. Romão na 2ª Divisão da Associação de Futebol do Porto, deixou assim seu 
Com cinco anos de experiência como treinador principal, José Carvalho iniciou a sua caminhada como jogador e quando "pendurou as chuteiras" teve oportunidade de treinar as camadas jovens do Bougadense, a equipa sénior do Covelas, Atlético de Vilar e Gedeão.
Natural de S. Romão o novo treinador explicou que o convite surgiu de um "compromisso feito com o presidente há uns anos,altura em que treinava o Atlético de Vilar. Ficou combinado que quando houvesse disponibilidade assumiria o comando da equipa".
Ainda com uma curta estadia na gestão dos destinos do plantel, José Carvalho confidenciou que "é cedo apresentar um projecto sólido e concreto", mas o presidente Adélio Maia "pede que o S. Romão ganhe todos os jogos possíveis". Mesmo não descartando a hipótese de subida, José Carvalho garantiu que pela experiência que tem "subir é muito difícil seja em que campeonato for", não colocando por isso, esse objectivo como ponto crucial do projecto inicial do S. Romão: "se nos classificarmos do quinto lugar para cima já seria óptimo, tanto para o clube como para mim mesmo", referiu.
O campeonato da 2ª Divisão, na opinião do técnico, não é fácil: "é muito físico. Há equipas que apresentam boa técnica, um futebol mecanizado, mas existem outras que ainda trabalham bastante o pontapé para a frente. Este campeonato também é difícil, porque muitos atletas não podem treinar quando deviam", referiu Carvalho, que considera Desportivo de Portugal, Rio Tinto e Gondim as equipas que oferecerão mais dificuldades ao S. Romão.
A preparação para a nova temporada começou a ser feita na semana passada. O técnico, que será coadjuvado por Leonardo Costa, pretende trabalhar com base nos jogadores que transitam da época transacta e nos atletas que forem aprovados nos treinos de captação. As dificuldades surgem quando "muitos destes jogadores não podem treinar, porque estão em horário laboral", e assim "há uma e quebra de rendimento da equipa".
A equipa será delineada em completo, apenas quando já se tiverem feito três jogos do campeonato, pois "só com competição é que poderei analisar se tenho uma equipa boa, mediana ou fraca". Ao plantel já composto poderão fazer parte dele alguns atletas, que continuam a ser analisados por José Carvalho.
Equipa 2007/2008
Treinador: José Carvalho
Treinador adjunto: Leonardo Costa
Guarda-redes
Ricardo
Noé
Defesas
Carvalho
Hélder
Folgosa
Pepino
Alex
Daniel
Médios
Raúl
Moutinho
Lobo
Juvenal
Cabaço
Tino
Avançados
Raimundo
Vitor Lopes
Campeonato 2ª Divisão da AF Porto, série 1- S. Romão
1ª Jornada (23 de Setembro)
São Romão – Lusitânia de Sta Cruz
2ª Jornada (30 de Setembro)
Inter Milheirós – S. Romão
3ª Jornada (7 de Outubro)
S. Romão – Vila Chá
4ª Jornada (14 de Outubro)
Sporting Cruz – S. Romão
5ª Jornada (21 de Outubro)
S. Romão – Mindelo
6ª Jornada (28 de Outubro)
Atlético Rio Tinto – S. Romão
7ª Jornada (4 de Novembro)
São Romão- Desportivo Portugal
8ª Jornada (11 de Novembro)
Águas Santas – S. Romão
9ª Jornada (18 de Novembro)
Vilar Pinheiro – S. Romão
10ª Jornada (25 de Novembro)
S. Romão – Atlético de Vilar
11ª Jornada (2 de Dezembro)
Gondim – S. Romão
12ª Jornada (9 de Dezembro)
São Romão- Pedroso
13ª Jornada (16 de Dezembro)
Ramaldense – S. Romão


