quant
Fique ligado

Edição 452

176 alunos da Escola Secundária terminaram o 12º ano em 2013

Avatar

Publicado

em

 

Os alunos que concluíram os estudos do 12º ano no ano letivo 2012/2013 receberam o diploma na Escola Secundária da Trofa.

No ano letivo passado, dos 272 alunos que frequentaram o 12º ano na Escola Secundária, 176 concluíram os estudos. Destes, 88 apresentaram a candidatura ao Ensino Superior, e só seis destes não conseguiram entrar na primeira fase. Quanto aos cursos escolhidos, quatro alunos deste estabelecimento entraram em medicina. Foi o caso de Mariana Marques que, à semelhança dos colegas, recebeu o diploma de conclusão do Ensino Secundário, numa cerimónia realizada na sexta-feira, 13 de dezembro, na Escola Secundária.

A aluna candidatou-se à primeira fase com uma média de 18 e entrou na Universidade do Minho, mas a ambição fê-la candidatar-se à segunda fase e a persistência deu frutos. Subiu a média para 18,8 e entrou na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Acerca do 12º ano, Mariana Marques considerou que “foi um ano diferente” e que “correu muito bem”. “As turmas misturaram-se um pouco e foi bom conhecer outras pessoas, tivemos disciplinas mais específicas e adequadas ao que queremos. Por outro lado, foi difícil, porque tivemos a pressão de ser o último ano do Ensino Secundário”, explicou.

Para Paulino Macedo, diretor do Agrupamento de Escolas da Trofa, os resultados obtidos pelos alunos “é um motivo de orgulho” para todos os agentes educativos. “O sucesso dos jovens é o nosso sucesso e resulta de um valoroso trabalho de equipa”, sublinhou. Para o responsável do Agrupamento, “muito se fala de rankings, na defesa das escolas públicas e da qualidade das escolas, muitas vezes pondo em causa o trabalho que, dia a dia, muito bom, se faz no interior das escolas”.

Por sua vez, Mário Pinto, quis evidenciar “os resultados obtidos”, cujos dados “mostram que aqui se trabalha e os alunos têm qualidade”. “De acordo com o Jornal de Notícias, subimos 60 lugares, enquanto no Expresso subimos 33 lugares, ficando no lugar 133 em cerca de 600 escolas secundárias. No concelho da Trofa, que outras instituições, sem possibilidades de escolher o mercado se poderá orgulhar de posição semelhante?”, interpelou.

Mário Pinto sublinhou ainda o 4º lugar obtido pela Escola no exame de Matemática Aplicada a Ciências Sociais, que “se excluídas as escolas privadas passa para 2º”.

“O maior orgulho desta escola são os seus alunos. Vós sois o exemplo para os mais novos, o orgulho para os vossos pais, a razão de ser professor dos vossos professores, a esperança do concelho da Trofa, a melhor bandeira, e mais significativa, da Escola Secundária da Trofa”, concluiu.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...