quant
Fique ligado

Edição 768

? Muro de Abrigo inaugurou novas instalações

As novas instalações da Muro de Abrigo, situadas num terreno cedido pela Junta de Freguesia, permitirão receber 30 utentes no centro de dia e continuar a garantir o apoio domiciliário a 40 pessoas.

Avatar

Publicado

em

Depois de um longo processo judicial, que a opôs à empresa responsável pela construção da nova sede, a Muro de Abrigo inaugurou aquele que será o novo centro de dia e de posto logístico para o apoio domiciliário que a associação presta diariamente.

Onze de junho de 2022 foi o dia que devia ter acontecido no outono de 2017, prazo previsto para a conclusão da empreitada da nova sede da Muro de Abrigo, orçada inicialmente em cerca de 200 mil euros. A alegria estampada nos rostos da presidente da instituição, Fátima Neves, e de todos os funcionários e colaboradores supera as dores de cabeça que o processo de construção ainda dá, devido a um diferendo com a empresa de construção modular, a quem foi adjudicado o projeto.

“Em 2016, assinamos o contrato com esta empresa, para ser mais barato e rápido. Achávamos que seria a melhor maneira de conseguirmos as nossas instalações de centro de dia. Em julho de 2017, instalaram aqui os módulos e não apareceram cá mais”, contou Fátima Neves, que recordou as palavras de “um funcionário da empresa”, que lhe garantiu que “a empresa não tinha intenções de acabar a obra”.
Perante o longo atraso da empreitada, a Muro de Abrigo acionou um processo judicial, que ainda corre no tribunal.
Mal foi decretada a resolução do contrato, foi possível assumir os trabalhos e, aí, surgiram os “santos da casa” que ajudaram na concretização do sonho. “Começamos a fazer a obra com as dádivas que nos chegaram, através da boa-vontade de muitas pessoas. Um deu a carpintaria, o outro deu a pichelaria, o outro deu a eletricidade. Realmente, aconteceu aqui um milagre”, desabafou Fátima Neves.

As novas instalações da Muro de Abrigo, situadas num terreno cedido pela Junta de Freguesia, permitirão receber 30 utentes no centro de dia e continuar a garantir o apoio domiciliário a 40 pessoas. A abertura desta valência está para breve, uma vez que o acordo com a Segurança Social já foi firmado. “Uma vez que concorremos ao Programa PARES, através do qual conseguimos ir buscar uma pequena quantia para suportar os custos da obra, temos a vantagem de conseguir o acordo automático com a Segurança Social”, explicou.
A instituição também conseguiu uma carrinha elétrica através dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e aguarda outro veículo, oriundo de uma candidatura ao Norte 2020.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...