Foto arquivoO mediático Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso (FIGST) conhece este ano a 16ª edição. A apresentação pública do programa de 2009 e dos vários artistas que o integram vai ter lugar na próxima segunda-feira, dia 9 de Março, pelas 11h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santo Tirso.  

À semelhança dos anos transactos, o certame vai contar com sete concertos, um curso e um workshop. Para além de Portugal, países como a Austrália, Itália, Áustria, Uruguai, Polónia e Brasil vão estar representados no mais emblemático acontecimento cultural do género no nosso país, que este ano vai decorrer entre 9 e 30 de Maio. 

Este evento cultural é organizado anualmente, há 16 anos consecutivos, pela Câmara Municipal de Santo Tirso e conta com a participação de alguns dos mais conceituados guitarristas mundiais. Ciente da importância cultural a nível nacional desta iniciativa, o presidente da Autarquia, Castro Fernandes, defende que as dificuldades económicas não podem travar a organização deste evento e a contínua aposta na excelência dos artistas.  

O Festival Internacional de Guitarra teve início em Santo Tirso, no ano de 1994 e, desde então, continua a ser realizado anualmente pela Câmara Municipal de Santo Tirso (entidade promotora do evento), com o apoio da ARTAVE (direcção artística).