quant
Fique ligado

Edição 477

Vida e obra de José Pereira da Silva em exposição

Avatar

Publicado

em

Até ao dia 30 de julho, o Espaço Cultural da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa vai acolher a exposição “Professor José Pereira da Silva, vida e obra”.

“Era muito humano e tentava, perante os colegas ou o miúdo, saber o que se passava com ele e o que necessitava ou precisava. Era muito participativo em qualquer ato da freguesia”. É desta forma que Celeste Sampaio recorda José Pereira da Silva, que além de ter sido seu professor no “1.º e 2.º ano”, quando a escola funcionava no Parque Dr Lima Carneiro, era amigo próximo da família.

Na inauguração da exposição “Professor José Pereira da Silva, vida e obra”, que decorreu no dia 6 de junho, Celeste Sampaio contou que José Pereira da Silva era uma pessoa “excecional” e que “ajudava muito” quem necessitasse.

Com esta sessão, a divisão cultural da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa (AHBVT) pretendia comemorar o Dia Internacional dos Arquivos, assim como, através de “uma mostra documental e fotográfica, retratar o percurso desta ilustre personalidade, e dar a conhecer a sua vasta produção intelectual, bem como alguns registos fotográficos de algumas atividades que promoveu como professor, contribuindo largamente para a transmissão da história e da identidade cultural da Trofa”.

A responsável pela divisão Cultural, Ana Oliveira, referiu que esta mostra surge de “uma parceria com a Casa da Cultura”, que tem estado “a tratar de toda a informação e a digitalizar todas as fotografias e documentos”. “Estes documentos vieram por doação parar à biblioteca dos bombeiros, muitos deles estão assinados, pensamos que tenha sido o próprio que os deixou. Esta é uma forma de termos tudo registado e arquivado devidamente”, completou.

Durante “o tratamento”, as responsáveis depararam-se com “um espólio muito grande e diversificado”, uma vez que “a obra do professor José Pereira da Silva é bastante extensa e diversificada”, tendo, nesse sentido, decidido “mostrar e divulgar à comunidade local esta figura que embora não tenha nascido na Trofa, lecionou na Trofa, nas freguesias de S. Martinho e Santiago de Bougado”.

Para ficar a conhecer um pouco da vida e obra do professor José Pereira da Silva pode visitar a exposição, que está patente no Espaço Cultural da AHBVT até ao dia 30 de julho. O espaço está aberto de segunda à sexta-feira, entre às 9 e as 12.30 horas e as 14 e as 18 horas.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...