quant
Fique ligado

Ano 2012

Victor Boucinha transmitiu tarefas a António Pontes

Avatar

Publicado

em

Numa cerimónia solene, na noite de segunda-feira, dia 2 de julho, foi apresentado aos companheiros do Rotary Club da Trofa o presidente do ano 2012/13. O Rotary Club da Trofa promoveu a sua transmissão de tarefas, que decorreu no restaurante Julinha Gourmet, em Santiago de Bougado, onde António Pontes foi empossado presidente para 2012/13.

Victor Boucinha, pastpresident do Rotary Club da Trofa, passou o testemunho para António Pontes, que, na sua opinião, vai ter um mandato “excelente”, visto ser “ uma pessoa com bastante capacidade, um bom companheiro” e com “um espírito empreendedor”. Outrora, António Pontes, conjuntamente com Victor Boucinha e outro companheiro, foi considerado “companheiro 100 por cento”. Relativamente ao seu ano rotário, o past-president fez um balanço “excelente”, tendo daí retirado uma “experiência muito rica e boa”, que não seria possível sem a “ajuda de todos os companheiros, que foram espetaculares”.

O lema “dar de si, sem pensar em si” esteve presente em todo o seu mandato, onde foram desenvolvidas várias atividades com o intuito de ajudar “os mais carenciados”. Exemplo disso foi o jantar de Natal com fins de beneficência e o prémio que ganharam com um projeto apresentado na Fundação Rotária, que reverteram a favor da Conferência S. Vicente de Paulo de Santiago de Bougado, para ajudar os “mais necessitados com cabazes de apoio”. Além disso, promoveu um jantar de homenagem profissional a dois designers da Trofa, Micaela Oliveira e Júlio Torcato, participaram no peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro e na ExpoTrofa, com o tema Trofa Saudável.

“Paz através do servir” é o lema que António Pontes, presidente da Rotary Club da Trofa, vai seguir, promovendo-a “através do serviço ao próximo”. Seguindo a ideologia apresentada por Sakuji Tanaka, presidente da Rotary Internacional, António Pontes informou que vão “procurar, durante este ano, por coisas mais simples e pequeninas que possamos fazer, ajudar aquele que está ao nosso lado”, sendo este “um ato de promoção da paz”. “Vamos procurar, através do Rotary, promover iniciativas, ações, no sentido de ajudar aqueles que mais precisam. No fundo ajudar, dentro das necessidades, naquilo que for possível fazer. É evidente que os recursos que o Rotary tem não são imensos, mas naturalmente são alguns, e temos sobretudo muita vontade e muito trabalho para poder obviamente fazer”, explanou. 

A primeira atividade do seu mandato será a participação do Rotary Club da Trofa na Expotrofa, onde vão ter em exposição e também para venda um “conjunto de trabalhos” desenvolvidos na Universidade Sénior Rotary da Trofa (USR-Trofa), cujas verbas vão reverter para “as pessoas que a queiram frequentar mas que têm dificuldades, nomeadamente, no pagamento de propinas, que ajudam nas despesas que o projeto acarreta”.

Relativamente a “projetos concretos”, o presidente destacou dois projetos. O primeiro é continuar a “aprofundar ainda mais” o projeto da USR-Trofa, com o intuito de fazer com que as pessoas se mantenham ativas, ao mesmo tempo que enriquecem culturalmente. A Ceia de Natal solidária será outro projeto, que será realizado em dezembro, um pouco antes do Natal. O objetivo é “angariar fundos para poder ajudar as famílias do concelho que mais precisam”, para que tenham “um Natal e um ano um bocadinho mais feliz e com mais comodidade”. Um projeto que será desenvolvido em parceria com a Conferência S. Vicente de Paulo. Como já vem sido habitual, a Rotary Club da Trofa vai participar no peditório nacional da Liga Portuguesa contra o cancro. Outro dos desejos é voltar “a recuperar as bolsas de estudo, para oferecer aos estudantes com mais carência, para que possam voltar a prosseguir os seus estudos”. 

Nos grupos dos mais novos, Juliana Goulart e Ângela Fonseca assumiram a presidência do Interact e do Rotaract Club da Trofa, respetivamente. Foi ainda apresentada uma nova companheira, Elisa Penouço, residente em Ribeirão, sócia na empresa GMLUX, LDA e ainda responsável pela USR-Trofa. No jantar também marcaram presença os companheiros rotários dos Clubes de Vizela, Pombal, Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão, Teresa Fernandes, vereadora da Câmara Municipal da Trofa, e, ainda, movimentos associativos sociais e empresariais, tais como AEBA , Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa, Delegação da Trofa da Cruz Vermelha, entre outros.

{fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...