quant
Fique ligado

Religião

Veja por onde vai passar a peregrinação de 13 de Maio em S. Romão do Coronado

Publicado

em

Mesmo com as restrições provocadas pela pandemia da Covid-19, as paróquias do concelho da Trofa têm-se desdobrado em esforços para cumprir, dentro da normalidade possível, as celebrações mais importantes do calendário católico.

Foi assim na Páscoa e será durante este mês, dedicado a Nossa Senhora de Fátima.

Em S. Romão do Coronado, tal como já tinha sido anunciado pelo pároco Rui Alves, a peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima vai ser feita de forma especial, seguindo um percurso por algumas ruas da freguesia, através de uma viatura móvel.

Em comunicado, a paróquia anunciou por onde passará a imagem peregrina e deixou algumas sugestões aos fiéis, como a colocação de velas nas janelas, varandas, portas ou passeios, obedecendo “sempre” às normas de segurança vigentes. É sugerida ainda a colocação, nas varandas ou janelas das habitações colchas, toalhas ou lençóis de cor branca, não só pelo percurso que a viatura irá fazer com a Imagem de Nossa Senhora, mas em toda a nossa paróquia.

“Para se sentirem mais próximos de Nossa Senhora, podem oferecer flor/flores para serem colocadas no andor da Nossa Senhora do dia 13.
Para tal, nos dias 10, 11 e 12 de maio iremos ter um recipiente no exterior da Igreja Paroquial e da Capela de São Bartolomeu, onde poderão deixar lá as vossas flores”, informou ainda a paróquia.

Recorde-se que as medidas de confinamento mantêm-se, pelo que não haverá procissão e os fiéis devem manter-se em casa.

Aqui está o percurso que a imagem irá fazer em S. Romão, no dia 13 de maio.

Publicidade

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Religião

Comédia, música e coroação das crianças marcam festa do Espírito Santo em S. Mamede

S. Mamede do Coronado já se prepara para a festa em honra do Divino Espírito Santo.

Publicado

em

Por

S. Mamede do Coronado já se prepara para a festa em honra do Divino Espírito Santo.

A comissão de festas já anunciou o programa comemorativo, que garante iniciativas lúdicas e cerimónias religiosas de 3 a 6 de junho.

No primeiro dia de festa, 3 de junho (sexta-feira), a noite será para rir, com um espetáculo de stand up comedy de Rúben Parada, Rúben Branco e João Dantes, a partir das 21h30.

A coroação das crianças pode ser feita das 20h00 às 24h00.

Para as 23h00 está garantida animação surpresa.

No dia seguinte, o grupo de Bombos de Santa Maria de Gémeos vai anunciar a festa pela freguesia, a partir das 08h00, e, à noite, às 21h30, entra em palco Manuel Carvalho e a sua banda para um espetáculo musical, que promete animar o terrado até à sessão de fogo de artifício piromusical, à meia-noite.

Para este dia, haverá coroação das crianças durante todo o dia e às 17h30, é celebrada missa, na Igreja Matriz.

Publicidade

No domingo, com alvorada às 08h00, a festa terá como momentos altos, na vertente profana, os concertos das bandas de música de São Martinho do Campo e Alfena, às 15h00, e o Festival Folclórico, às 21h30, com participação dos ranchos folclóricos de S. Romão do Coronado, Ramalde e Nossa Senhora das Amoras.

Na vertente religiosa, para as 07h00 está marcada a missa na Capela do Divino Espírito Santo, seguindo-se a missa solene na Igreja Matriz, às 10h30, e a procissão da Igreja à Capela do Divino Espírito Santo, às 12h30. Durante todo o dia é possível fazer a coroação das crianças.

No último dia de festa, também com coroação das crianças durante todo o dia, às 11h00, é celebrada missa na Capela do Divino Espírito Santo em Ação de Graças pela intenção de todos os paroquianos vivos, defuntos e emigrantes. À noite, há concerto de música de Toka & Dança, a partir das 21h30, e uma sessão de fogo de artifício, à meia-noite, que marcará o encerramento das festividades.

foto DR

Continuar a ler...

Religião

Festa da Senhora do Rosário em Santiago

A festa em honra de Nossa Senhora do Rosário volta este ano, nos dias 3, 4 e 5 de junho.

Publicado

em

Por

A festa em honra de Nossa Senhora do Rosário volta este ano, nos dias 3, 4 e 5 de junho.

A paróquia de Santiago de Bougado dá início às festividades, no dia 3, com uma procissão de velas, que começa junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima de Cidai, às 21h00.

No dia 5 de junho, às 11h00, decorre uma eucaristia solene em honra de Nossa Senhora do Rosário. Para as 14h30 está prevista a receção à Banda de Música da Trofa, no Largo Manuel Canejo, com chegada à Lagoa às 15h30.

Às 17h00, é rezado o terço e, depois, sai a procissão em honra a Nossa Senhora do Rosário, seguida de um concerto da Banda de Música da Trofa.

O encerramento da festa acontece cerca das 19h30.

Tiago Jesus

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também