Ano 2012
Vamos Limpar a Trofa!

Tornar os espaços verdes do concelho da Trofa mais limpos é o objetivo das equipas de coordenação que já se encontram a preparar tudo para o grande dia. No dia 24 de março, sábado, os voluntários devem encontrar-se
com a equipa coordenadora local, pelas 8.30 horas, junto às respetivas juntas de freguesia. Depois de um pequeno briefing, os voluntários e os meios serão distribuídos pelos espaços a limpar. O término oficial é pelas 13 horas. Caso os grupos decidam continuar os trabalhos de limpeza, as equipas de coordenação e os meios estarão disponíveis.
Hélder Magalhães, coordenador do Limpar Portugal na Trofa, garante que têm conseguido angariar meios, onde conta com o apoio de muitas empresas e entidades públicas, destacando a Câmara Municipal da Trofa e a Trofáguas. Apesar de ainda não ter a noção do número de voluntários disponíveis, pois há pessoas que se inscrevem diretamente nas coordenações locais ou que aparecem sem se inscreverem, o coordenador espera que sejam cumpridos os objetivos propostos: limpar as lixeiras e manter os locais limpos.
A organização pede ainda aos voluntários que, além do vestuário adequado ao trabalho de limpeza, devem usar luvas, “para minimizar qualquer risco inerente à atividade”. “A segurança dos voluntários é um ponto crucial, e que nunca deverá ser descurado. Vamos continuar a angariar mais voluntários e meios, para que o Limpar Portugal seja novamente um sucesso”, assegurou.
No final, Hélder Magalhães fez um apelo à comunidade: “Que as pessoas participem numa atividade deste calibre, para uma atividade cívica e, acima de tudo, para que ajudem a não repetir os erros do passado, podendo corrigir estas situações definitivamente. Que as pessoas deixem de abandonar o lixo no meio da floresta. As pessoas têm de mudar as suas atitudes”.
{fcomment}


