quant
Fique ligado

Ano 2010

Vale do Ave com mau ar

Avatar

Publicado

em

A região do Vale do Ave faz parte da lista das zonas onde o ar contém mais partículas inaláveis.

A informação não é nova, mas não deixa de ser preocupante: a região do Vale do Ave é uma das mais problemáticas quando se fala da emissão de partículas inaláveis, avançou o jornal Público.

De acordo com os relatórios das diversas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), as regiões de Porto Litoral, Vale do Sousa, e Lisboa e Vale do Tejo completam o grupo das mais poluídas.

As razões para a ultrapassagem dos valores máximos permitidos são, sobretudo, os transportes rodoviários, os aglomerados industriais, a combustão pelas lareiras domésticas e fenómenos atmosféricos. De acordo com a associação ambiental Quercus, as principais causas para a má qualidade do ar “são o excessivo tráfego automóvel nos centros urbanos, as más políticas de estacionamento e a incipiente transferência da mobilidade individual para os transportes colectivos”. Na região Norte, acresce o facto de “não estarem a ser reduzidas as emissões da combustão residencial (essencialmente lareiras), identificadas como um importante veículo de poluição atmosférica”.

Depois dos diagnósticos feitos entre 2001 e 2004 mostrarem que os limites estabelecidos são constantemente excedidos, foram fixados planos de execução, depois de a Comissão Europeia ter definido os valores anuais dos níveis de poluentes admissíveis. A partir de agora, o país tem dez anos para recuperar e diminuir os níveis de poluição atmosférica, uma vez que a União Europeia estabeleceu tolerância zero a partir do ano de 2020.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...