quant
Fique ligado

Ano 2012

Universidade Sénior amplia conhecimentos

Avatar

Publicado

em

Inaugurada em outubro de 2011, a Universidade Sénior concluiu o primeiro semestre. Projeto visa “valorizar e ampliar” conhecimentos dos alunos. 

A Universidade Sénior Rotary da Trofa (USR-Trofa) já funciona “a todo o vapor”. O projeto, que foi iniciado em outubro de 2011, surgiu dando ênfase à missão do Rotary Club da Trofa: “Servir a comunidade, tendo um enfoque
muito especial nas questões relacionadas com a cidadania, nomeadamente promovendo ações e projetos de educação das populações”. 

Depois de a ideia ter sido lançada a 4 de abril do ano passado, e de a 13 de junho a instituição ter assinado o protocolo de cooperação com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa (AHBVT), as aulas começaram em novembro, com as disciplinas de Teatro, Relações Interpessoais, Artes Decorativas, Inglês, Pintura, Economia e Sociedade e Informática. 

O primeiro semestre terminou a 19 de fevereiro. O segundo começa a 27 e, para além do alargamento dos horários de algumas disciplinas como Informática, traz mais áreas como Saúde e Bem-Estar, Segurança e Cidadania e Ginástica. A instituição vai também criar a Tuna da Universidade Sénior Rotary da Trofa. “A USR-Trofa é, na sua essência, um projeto social que visa criar e dinamizar regularmente atividades educacionais, de desenvolvimento pessoal e social, de solidariedade social, de convívio e de lazer, preferencialmente para e pelos maiores de 55 anos. Neste âmbito, quando existirem atividades educativas serão em regime não formal, sem fins de certificação e no contexto da formação ao longo da vida, tendo como suporte principal o exercício da cidadania, apelando à participação do aluno no seu processo de formação e de partilha de experiências e de saberes”, explicou Victor Boucinha, presidente do Rotary Club da Trofa.

Os alunos da Universidade Sénior têm como benefícios “a frequência de aulas e cursos onde os seus conhecimentos possam ser divulgados, valorizados e ampliados e de ações de formação pessoal e profissional, bem como a participação em todas as iniciativas e atividades culturais e sociais organizadas pela universidade”. As aulas decorrem nas instalações da AHBVT, em S. Martinho de Bougado, e todos os interessados, com mais de 55 anos, podem inscrever-se. Basta dirigirem-se à Universidade Sénior, entre segunda e sexta-feira, das 14 às 17 horas ou contactar através do email: USRTrofa@gmail.com ou do telefone 929 126 177.

Os professores são voluntários, no entanto “a sua escolha assentará em critérios de mais valia para o projeto USR-Trofa”. “Dada a diversidade de disciplinas, cursos e atividades presentes, também o corpo docente tem e terá um caráter multidisciplinar”, explicou Victor Boucinha.

 {fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...