quant
Fique ligado

Edição 602

Uma associação com campeões à procura de ajuda para dar condições de treino

Avatar

Publicado

em

Uma época recheada de pódios e troféus, que contribuíram para o engrandecimento de uma coletividade que nasceu há pouco mais de um ano e cujo trabalho já mereceu elogios da Associação de Atletismo do Porto.

A Escola de Atletismo da Trofa “colecionou” campeões regionais e nacionais de pista coberta e ao ar livre, já esteve representado na seleção nacional no Campeonato da Europa de veteranos e ganhou expressão a nível associativo, ao colaborar na organização das Trofíadas.
“Foi uma época bastante positiva. A época passada, fomos campeões regionais coletivos femininos de corta-mato, o nosso primeiro troféu coletivo. Iniciamos a nova temporada em novembro com a defesa desse título, mas fomos vice-campeões, com a particularidade de ter a Alice Oliveira vice-campeã individual, uma atleta juvenil a competir com seniores. Esta época, temos atletas com mínimos para os campeonatos nacionais de pista coberta e ao ar livre, o caso da Alice e Sara, e mais dois atletas à porta dos mínimos na velocidade, só que como sabemos, trabalhar velocidade na Trofa não é muito fácil”, relatou Pedro Sá, elemento da direção da associação, que foi criada com o intuito de se afirmar como estandarte do atletismo no concelho e conta, atualmente, com “60 atletas”.
Se a nível competitivo os resultados envaidecem os responsáveis da coletividade, quando se fala nas condições de treino, a satisfação dá lugar a algum desalento. O espaço da feira e mercado da Trofa é usado pela maior parte dos atletas, enquanto os velocistas continuam a treinar no polidesportivo junto ao edifício Nova Trofa. Condições muito abaixo das necessárias para conseguir possibilitar um treino digno para os jovens. “Não conseguimos colocar blocos de partida num espaço daqueles, porque não temos meios. Depois, uma das dificuldades que se nota nos atletas nas provas é a perda de tempo exatamente nos blocos de partida, uma vez que não estão habituados a treinar com eles”, explicou Pedro Sá.
A Escola Básica 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques e a Escola Secundária constituíam boas opções para o treino mas se uma já está ocupada com os treinos do Clube de Ténis, na outra “os preços de aluguer são proibitivos”, argumentou os responsáveis.
A acrescer esta a falta de transporte próprio. A Câmara Municipal, salientou Pedro Sá, “cede o transporte na medida do possível e de acordo com o protocolo, mas temos muitos mais que 12 provas num ano”. “Neste momento, em escalões de formação até aos iniciados temos 40 atletas. Já aconteceu fazermos uma procissão de carros para ir a uma prova”, contou.
Os atletas pagam uma cota mental, que contribui para pagar inscrições, exames médicos e equipamentos, mas há outras despesas com a aquisição de material de treino e renda da sede – localizada perto do Edifício Nova Trofa – que “pesam na carteira” da coletividade.

Escola de Atletismo apela a apoio

Para esta época, a Escola de Atletismo pretende colocar atletas nos campeonatos nacionais e dar-lhes condições de treino. Mas esta “luta” tem sido difícil, por isso, Pedro Sá apela por apoio financeiro: “Gostava que as empresas e toda a população do concelho olhasse para a nossa coletividade e nela reconhecesse valor merecedor de apoio. Percorremos o país de norte a sul e elevamos o nome da Trofa e quando trabalhamos com os atletas não olhamos só para os resultados, mas sim para a formação deles enquanto cidadãos”, referiu Pedro Sá.
A coletividade realiza, pelas 21 horas do dia 27 de dezembro, uma assembleia-geral, no auditório do polo de Santiago da Junta de Freguesia de Bougado.

Alice Oliveira campeã do Norte dos 3000 metros

Um dos últimos resultados de relevo da Escola Atletismo da Trofa foi obtido por Alice Oliveira, que se sagrou Campeã do Norte dos 3000 metros em pista coberta no Torneio Juvenil do Norte, atingindo os mínimos para os Campeonatos Nacionais de Juvenis e de Juniores.Já este sábado, nas Provas de Preparação de Pista Coberta, em Braga, a atleta obteve os mínimos para participar na corrida dos 1500 metros, ao classificar-se em 2.º lugar.
No Meeting Jovem de Matosinhos Cup2016, a benjamim Isabel Martins obteve o 8.º lugar, em salto em comprimento, enquanto Carolina Martins, Ana Duarte, Mariana Sá, Isabel Martins conquistaram o 6.º posto na estafeta 4×60 metros. Em benjamins masculinos, Pedro Arantes terminou na 7.ª posição, nos 50 metros barreiras.
No escalão de infantis, Vânia Sousa conquistou o 2.º lugar em lançamento do peso, enquanto Tatiana Soares foi 3.ª classificada em salto em comprimento. Na estafeta 4×60 metros, Mariana Costa, Vânia Sousa, Sofia Alves, Tatiana Soares alcançaram a 7.ª posição. Rúben Pinto obteve o 4.º lugar nos mil metros, enquanto a equipa composta por Rúben Pinto, Eduardo Campos, Nuno Costa, Luís Oliveira terminou em 6.º lugar na estafeta 4×60 metros.
No Torneio Juvenil do Norte, Joana Santos foi 4.ª classificada no lançamento do peso, enquanto Sandra Sá terminou em 6.º lugar, nos 300 metros planos.
Na S. DSilvestre de Castelões, destaques para os resultados obtidos por Pedro Arantes (3.º, benjamins A), Bruno Sá (5.º, benjamins A), Katarina Strucov (6.ª benjamins B), Sofia Santos (6.ª, infantis), Sandra Sá (3.ª, iniciados), Rosália Silva (3.ª, seniores), Deolinda Oliveira (1.ª, veteranos M40) e Helena Mourão (1.ª, veteranos M50).
Nas Provas de Preparação de Pista Coberta, em Braga, a júnior Catarina Ribeiro foi 2.ª classificada nos 1500 metros.
Nos 60 metros barreiras, a benjamim B Vânia Sousa obteve o 3.º lugar, enquanto a iniciada Mónica Rodriges foi 6.ª.

Jantar de Natal

Na noite de 10 e dezembro, a família da Escola de Atletismo da Trofa reuniu-se num jantar de Natal, que se realizou na Pipa do Alemão, em Santiago de Bougado. Cerca de 110 pessoas, entre atletas, treinadores, diretores, familiares e amigos celebraram a época festiva e formularam votos para o próximo ano: continuar a colecionar vitórias.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...