quant
Fique ligado

Covid-19

Última hora – Trofa em recolher obrigatório a partir de segunda feira

Avatar

Publicado

em

O Governo decretou recolher obrigatório à noite e parte do fim de semana para os 121 concelhos que estão em estado de emergência e no qual a Trofa se inclui.

Os números no concelho estão a crescer de forma exponencial, sendo expectável que o número de novos casos duplique nos próximos dias.

O primeiro-ministro começou por referir que a reunião do Conselho de Ministros serviu para regulamentar o decreto presidencial, relativo à declaração do estado de emergência, respondendo “às quatro questões centrais” colocadas pelo Governo, no que diz respeito à pandemia.

António Costa começou por fazer uma apresentação sobre a evolução dos casos diários de covid-19, desde 14 de outubro. Após a breve análise, o primeiro-ministro referiu que as medidas tomadas desde outubro e os comportamentos “não têm sido suficientes para controlar o crescimento da pandemia”. Desta forma, são necessárias novas medidas.

Medidas anunciadas por António Costa

  • Controlo da temperatura no acesso a locais de trabalho, estabelecimentos de ensino, meios de transporte;
  • Realização de testes de diagnóstico em estabelecimentos de saúde, lares, estabelecimentos de ensino, entrada e saída de território continental, estabelecimentos prisionais e outros indicados pela DGS;
  • Utilização de estabelecimentos de saúde dos setores privados e social;
  • Mobilização de recursos humanos para reforço da capacidade de rastreio, para apoio a profissionais de saúde: trabalhadores em isolamento profilático, trabalhadores de grupo de risco, professores sem componente letiva, militares das forças armadas. António Costa referiu que já foram destacados 101 professores sem componente letiva e 915 funcionários públicos para esta tarefa;
  • Limitação da circulação na via pública nos 121 concelhos de maior risco, entre as 23h e as 6h, a partir da próxima segunda-feira. Exceções: trabalho, motivos de urgência.

Medidas completares à limitação da circulação

  • Limitação de circulação na via pública nos 121 concelhos, ao fim-de-semana, entre as 13h e as 5h, nas próximas duas semanas, de forma a evitar contágios de origem familiar.
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...