quant
Fique ligado

Ano 2010

Trofa recebeu os melhores atletas da modalidade

Avatar

Publicado

em

campeonato-nacional-boccia-

Quem viu as partidas que marcaram o Campeonato Nacional da zona Norte de Boccia, que se realizou na Trofa, no passado fim-de-semana, teve oportunidade de contactar com os melhores atletas da modalidade a nível mundial.

Cerca de 40 atletas de boccia participaram na prova do campeonato nacional da zona Norte, disputada no pavilhão desportivo da EB 2/3 de S. Romão do Coronado.

Na Trofa estiveram os melhores atletas do país e aqueles que foram medalhados nos últimos Jogos Paralímpicos em Pequim.

Depois de um pavilhão que encheu no sábado para ver os melhores na modalidade, a manhã de domingo ficou reservada para a final, que serviu também como critério de selecção dos jogadores que representarão Portugal no próximo Campeonato do Mundo organizado em Lisboa este ano.

campeonato-nacional-boccia-

A organização, que já não é inédita na Trofa, mereceu o elogio da seleccionadora nacional que quer voltar para mais uma prova: “A organização é sempre impecável, já o ano passado aqui estivemos e com a colaboração da Câmara e da Dra. Gabriela, que não me canso de elogiar, porque, realmente, tem sido incansável connosco. Tem corrido tudo muito bem e os atletas saíram daqui satisfeitos e ficamos com uma vontade louca de cá voltar”.

Dos resultados obtidos na Trofa, os atletas tinham noção que resultava uma possível convocatória para o Mundial.

A temporada está no seu início e vai culminar no Mundial, pelo que, segundo a seleccionadora, “esta prova era extremamente importante para os atletas”. Helena Bastos ainda não tem “um grupo definido” para o Campeonato do Mundo, apenas “um ou dois atletas que são imprescindíveis”. “Depois ainda temos algumas coisas a acertar, isto não vai só de resultados individuais”, explicou.

Depois do brilharete dos atletas lusos nos últimos paraolímpicos, a seleccionadora não tem dúvidas que Portugal “é um dos países que está no topo do boccia a nível mundal”, mas sabe que isto “pode mudar”. “Nós trabalhamos muito, mas sabemos que os outros países também trabalham muito, alguns, provavelmente, com muitas condições que nós não temos, mas fazemos sempre um esforço tremendo para estar no topo”, sustentou.

Publicidade

Quem não perdeu a final ganha por Armando Costa foi a vereadora do pelouro do Desporto e Juventude da autarquia da Trofa, Teresa Fernandes, que fez questão de sublinhar que o boccia “é sempre bem-vindo à Trofa”.

“É uma das modalidades com mais medalhas nos jogos paraolímpicos e para o nosso concelho é um enorme orgulho receber aqui estes atletas tão especiais e com grandes medalhas nesta competição”, referiu.

A calma que o boccia proporciona a quem assiste mereceu o destaque da vereadora que, como “grande aposta” para o futuro, anunciou a consolidação da modalidade no concelho.

Em termos históricos, o boccia é a segunda modalidade paraolímpica que mais medalhas conquistou para Portugal, logo depois do atletismo. Ao longo de sete participações nos paraolímpicos, Portugal conquistou 76 medalhas (24 de ouro, 24 de prata e 28 de bronze), 16 das quais em boccia.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...