Comemorações do aniversário dos 12 anos do concelho da Trofa arrancam sexta-feira. Mário Soares participa na terça-feira, 16 de Novembro numa palestra dedicada aos alunos das escolas

 É um dos símbolos da liberdade e vem à Trofa festejar os 12 anos de independência. Mário Soares, ex-presidente da República e fundador do Partido Socialista, vai visitar os alunos trofenses, no dia 16 de Novembro, às 15 horas, no âmbito da iniciativa “Os autarcas vão à escola”. O símbolo da luta contra o Antigo Regime vai falar aos jovens numa palestra organizada no âmbito das comemorações da elevação da Trofa a concelho.

E porque a história se faz de memória até final de Novembro a Casa da Cultura recebe a exposição “TROFA” – Imagens e Memórias”, uma Mostra Fotobibliográfica sobre o Concelho Trofense, que abre portas já na sexta-feira. No mesmo dia, o Orfeão de Santhyago de Bougado actua na Igreja de S. Mamede do Coronado, às 21.30 horas.

No sábado os trofenses vão poder assistir a dois concertos, o primeiro protagonizado pela Banda de Música da Trofa, no Pavilhão da EB 2/3 de S. Romão do Coronado, às 18 horas e às 21.30 horas, o Salão Polivalente dos Bombeiros Voluntários da Trofa acolhe o Encontro de Orquestras Ligeiras.

 

A 14 de Novembro, às 17 horas, o Salão Paroquial de Alvarelhos vai receber o grupo de danças urbanas Alvadance, também no âmbito das comemorações.

O dia grande do município, 19 de Novembro, começa com a cerimónia do hastear das bandeiras, às 10 horas, junto ao edifício da Câmara Municipal. Segue-se a eucaristia, às 11 horas, na Igreja do Muro. A exposição “Portugal Europeu” vai ser inaugurada às 16 horas, nos Bombeiros Voluntários da Trofa, seguindo-se a Sessão Solene, às 17 horas, no Salão Nobre do quartel. O grupo Sons e Cantares do Ave vai animar os trofenses, enquanto estes saboreiam a vitela assada, às 19 horas, no Parque Nossa Senhora das Dores. A encerrar a noite, às 21 horas, os Meninos Cantores do Município da Trofa sobem ao palco do Auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, para o concerto “Pedacinhos de Musicais”.

Já no dia 20 de Novembro, às 21 horas, o Coro “Alma de Coimbra” vai actuar no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários da Trofa. Os bilhetes para este espectáculo devem ser levantados na Casa da Cultura da Trofa até ao dia 17.

A encerrar as comemorações, os jovens vencedores do 1º Festival da Canção da Trofa – Márcia Azevedo, Diogo Silva e Joana Costa – vão actuar no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado.

 Aniversário do concelho “com qualidade, mas com poucos gastos”

 Assis Serra Neves, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Trofa, considera o aniversário do município “uma data muito importante para todos os trofenses” que, como tal, não pode deixar de ser assinalada. “Todos sabemos a importância do dia 19 de Novembro para a Trofa e para os trofenses e por isso é fulcral que o evoquemos e que o expliquemos às novas gerações”, recordou.

Com “um programa diversificado e abrangente, tendo sempre o cuidado de respeitar um orçamento muito limitado”, a Câmara Municipal preparou 10 dias de festa “com qualidade, mas com poucos gastos”. “Assim, preservamos o significado, o carácter e o valor das nossas comemorações e teremos, com certeza, momentos especiais e emocionantes para recordar, dando voz, espaço e protagonismo aos valores, grupos, colectividades e talentos da nossa terra. O aniversário do município é uma data muito importante para todos, sobretudo os que estão activamente envolvidos nas várias associações e colectividades trofenses, daí que tenhamos criado espaço para que todos possam participar de forma activa e dinâmica nas nossas festividades”, sublinhou o autarca