

Ano 2010
Trofa já tem escola de futebol do Benfica
Presença da águia Vitória animou festa de inauguração das escolas de futebol Geração Benfica de Santo Tirso e Trofa, que juntou centenas de pessoas no complexo desportivo municipal de Santo Tirso.
“É o maior clube do mundo” e até “melhor do que o Real Madrid”. A convicção é de pequenos adeptos que já envergam a camisola do Benfica há cerca de um ano, na Escola de Futebol Geração Benfica de Vila Nova de Famalicão.
A paixão pelo clube da Luz não escolhe idades e a vontade de jogar futebol com a camisola encarnada já seduz muitos meninos e meninas, a quem o Benfica abriu caminho ao sonho de uma vida. Na tarde solarenga de domingo, o sintético do complexo desportivo municipal de Santo Tirso vestiu-se de vermelho e branco para festejar a inauguração das escolas de futebol de Santo Tirso e Trofa. À semelhança da escola de Famalicão, as expectativas não podiam ser melhores para as novas. “O projecto iniciou há um ano em Famalicão, onde temos já 110 atletas, e agora tornou-se mais ambicioso ao decidirmos abrir na Trofa e Santo Tirso, que são cidades muito próximas”, revelou ao NT/TrofaTv José Figueiredo, director das escolas.
O objectivo é formar equipas para competir em campeonatos nacionais e, de acordo com José Figueiredo, “chegar aos 200 atletas no final desta época com o conjunto das escolas de Famalicão, Santo Tirso e Trofa”.
O projecto tem rubrica SLB, mas dentro das quatro linhas não importa a cor da camisola. O importante é promover o exercício físico em idade escolar: “A base do projecto é a ocupação dos tempos livres e a prática desportiva, que é essencial nestas idades, e também o talento e captação de atletas para o SLB”. “Os pais ao trazerem os filhos aqui à escola têm a certeza de que têm uma equipa certificada que irá trabalhar com as crianças, tanto a parte desportiva, que é muito importante para a formação deles como atletas de futebol, como a parte social e humana, através de um conjunto de actividades que desenvolvemos durante o ano”, atestou José Figueiredo.
Seduzidos pelos “cartazes espalhados pela cidade” ou “através de amigos”, os futebolistas de palmo e meio tornaram-se atletas da escola Geração Benfica, onde cada um marca já orgulhosamente a sua posição no campo. Que o diga Tiago Machado, de 11 anos, que gosta é de “defender”, ao passo que Gonçalo Simões prefere “jogar a médio-direito e rematar”. Já Francisco Pereira, guarda-redes, sente o peso da “responsabilidade” que assume com todo o prazer. “Gosto de ser o guardião do clube, parte da responsabilidade está em mim e eu sei disso, por isso é que quero ser guarda-redes”, garantiu ao NT/TrofaTv.
Destinadas a rapazes e raparigas dos 3 aos 14 anos (excepcionalmente até aos 16 anos), as escolas de futebol Geração Benfica resultam de um protocolo do SLB com a Academia da Louseira, Associação Cultural e Recreativa da Abelheira (ACRABE) e a Câmara Municipal de Santo Tirso. Na Trofa, os pequenos atletas vão treinar duas vezes por semana na Academia da Louseira, no lugar da Abelheira, em S. Martinho de Bougado.
Ano 2010
Tradição de porta em porta

O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado mantém viva, ano após ano, a tradição de cantar as janeiras de porta em porta, levando o folclore da região a todas as casas.
Ano 2010
Arte em quatro rodas

Francisco Maia tem uma oficina de restauro diferente: recupera automóveis antigos há mais de 20 anos.
-
Região2 semanas atrás
Criançada, há uma aldeia aquática à vossa espera em Fornelo até domingo
-
Edição 7682 dias atrás
📷 Participação em novela reacende sonho de Pedro em representar
-
Trofa1 semana atrás
Acidente condiciona circulação na EN14
-
Trofa4 dias atrás
Empresa sueca compra grupo Frezite
-
Trofa4 dias atrás
Homem em prisão preventiva após agressões à mãe
-
Edição 7686 dias atrás
Procuram-se figurantes para procissão da Senhora das Dores
-
Edição 7687 dias atrás
Trofa Urban Race regressa à cidade
-
Trofa1 semana atrás
Escola Secundária da Trofa – Oferta Formativa para 2022/2023