quant
Fique ligado

Trofa

Trofa foi elevada a Vila há 35 anos

Publicado

em

O concelho da Trofa tem 20 anos, no entanto, os trofenses não se podem esquecer que não foi de um dia para o outro que a Trofa se desenvolveu, e/ou obteve de mão beijada a sua independência administrativa…

Assim justificou-se aquilo que há mais de meio século merecia, com um primeiro passo que foi a elevação das freguesias de Bougado (S. Martinho e Santiago) a Vila, no dia 16 de maio de 1984, através de um decreto da Assembleia da República (lei nº 19/84 de 28 de Junho) nos seguintes termos: “A povoação da Trofa, no concelho de Santo Tirso, é elevada à categoria de Vila.”

Os trofenses estão de parabéns pela celebração deste 35.º aniversário. Nove anos depois, a Trofa passaria a cidade, a “rampa de lançamento” para a independência administrativa da obtenção do concelho, que aconteceu a 19 de novembro de 1998.

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Desporto

Trofense perdeu na deslocação ao Leixões

Publicado

em

Por

O Leixões foi quase sempre melhor do que o Trofense e fez o necessário para marcar até mais do que um golo durante a primeira parte, mas esteve mal na finalização.

O Trofense, que ficou reduzido a 10 jogadores aos 34 minutos, devido à expulsão do seu ‘capitão’, Vasco Rocha, sentiu problemas sempre que o opositor atacou pelos corredores e também deu pouco trabalho à defesa e ao guarda-redes contrário.

Kiki foi o grande motor do ataque leixonense até ao intervalo e logo aos dois minutos cruzou para João Oliveira, que, porém, chegou atrasado e atirou para fora.

A baliza do Trofense voltou a estar em perigo depois de outro cruzamento, este de João Amorim e do flanco direito, aos 10 minutos e com este lance terminou o ascendente inicial do Leixões.

Os visitantes conseguiram depois reagir e lançar alguns ataques promissores, mas por pouco tempo, e foi o Leixões que mais uma vez esteve perto de marcar em duas ocasiões consecutivas aos 15 minutos.

Okitokandjo arranjou tempo e espaço na área leixonense para rematar, assustar Beunardeau e ganhar um canto e, daí até o intervalo, só ‘deu’ Leixões, com Kiki em foco com as suas arrancadas pelo corredor esquerdo e cruzamentos para João Oliveira, que se destacou pela sua desinspiração.

O Trofense melhorou na segunda parte e o Leixões perdeu algum do fulgor exibido no primeiro tempo e tudo ficou mais complicado para a equipa de Matosinhos quando Paulo Alves viu o segundo amarelo aos 53 minutos e foi expulso também.

Publicidade

O treinador leixonense fez três substituições aos 70 minutos, substituiu Kiki, já esgotado pelas suas acelerações e grande mobilidade, por Agostinho aos 82 minutos e foi bem sucedido com as mexidas efetuadas, pois o golo teve a assinatura de duas unidades saídas do banco.

Miguel Ângelo iniciou a jogada do golo, Fabinho prosseguiu-a e Agostinho, natural da Guiné-Bissau, concluiu-a com um golpe de cabeça oportuno, materializando assim o grande investimento que o Leixões efetuara em busca do golo.

Texto Lusa

Continuar a ler...

Trofa

Motociclista sem capacete ferido em acidente

Publicado

em

Por

Uma colisão entre um motociclo e um ligeiro de passageiros causou ferimentos no motociclista, um homem com 34 anos, que seguia no motociclo, sem capacete.

O acidente ocorreu cerca das 19h15, no cruzamento da Rua D.PedroV com a rua Dr A.Augusto Pires de Lima.

No socorro estiveram os Bombeiros Voluntários da Trofa com 7 elementos e pela equipa médica da VMER de Famalicão, que transportaram o ferido para a unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

A GNR da Trofa registou a ocorrência.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);