Entre os dias 23 e 25 de janeiro, o pavilhão desportivo de S. Romão do Coronado recebeu a fase final de sub-20 da Associação de Basquetebol do Porto. Autarquia da Trofa e Vigorosa foram parceiros na organização.

Desde os tempos em que o Clube Académico da Trofa se assumia como uma das melhores equipas de voleibol feminino que não se via o pavilhão desportivo de S. Romão do Coronado tão cheio para assistir a uma competição.

O concelho da Trofa apadrinhou a fase final de sub-20 da Associação de Basquetebol do Porto (ABP), que coroou o Sporting Clube Vasco da Gama como campeão distrital.

Diante do Futebol Clube do Porto, até então bi-campeão distrital (ganhou cinco vezes desde 2001), o Vasco da Gama não se amedrontou e foi em busca de um título que já lhe fugia há 11 épocas. Num excelente jogo de basquetebol, a equipa portuense construiu uma vantagem confortável diante dos dragões e venceu por 74-57.

Ao garantir presença na fase final, as duas equipas, o Clube Desportivo da Póvoa e o Centro dos Antigos Alunos Salesianos estarão presentes na 2ª fase do campeonato nacional. Agora, a Trofa ficará para sempre marcada na história do SC Vasco da Gama, afirmou o treinador José Amorim. ““Já há alguns anos que não conseguíamos o título e ganhá-lo é gratificante para o trabalho de todos os treinadores do clube. Este é o resultado intermédio desse trabalho, porque há outros que ainda queremos conquistar. Agora, faltam-nos 17 jogos para sermos campeões nacionais””, afirmou em entrevista ao NT e à TrofaTv.

A Câmara Municipal e a Associação Cultural e Recreativa de Vigorosa, que alimenta a modalidade no concelho da Trofa foram parceiros importantes na organização desta fase final.

José Amorim elogiou a organização da fase final daABP, anotando ““o bom acolhimento e as boas instalações”” do pavilhão. Opinião semelhante tem António Belém, presidente da ABP, que ““qualquer evento que se tem realizado na Trofa tem tido um êxito espetacular””.

A Vigorosa também mereceu os elogios de António Belém: ““Está, de ano para ano, a evoluir em termos de basquetebol, o que é bastante gratificante para a Associação de Basquetebol do Porto””.

Paulo Queirós, elemento da coletividade trofense, confirmou que a Vigorosa “”tenta ser um parceiro para o desenvolvimento do basquetebol, não só para a associação, como para todos os clubes””. ““A competição fica em segundo plano quando promovemos o desporto e é isso que nós procuramos fazer. Ficamos satisfeitos por toda a responsabilidade que põem sobre os nossos ombros, pois é uma demonstração de que o nosso trabalho está a ser bem desenvolvido””, acrescentou.

O trofense frisou a presença do público que encheu o pavilhão durante os três dias de competição. “”Para além dos adeptos dos clubes, vi muita gente de S. Romão que veio aqui ver os jogos sem ter ligação aos participantes””, afiançou.

A modalidade tem evoluído muito, nos últimos tempos, na Vigorosa: “”Desportivamente está a ser o nosso melhor ano, estamos a ter bons resultados em diversos escalões e, ao fim destes anos de prática, já se começa a atingir outros patamares. Neste momento já conseguimos estar nos lugares cimeiros da série B, o que para nós é um motivo de satisfação e pode ser que, daqui a dois ou três anos, estejamos a tentar disputar uma das
fases finais””.

Paulo Queirós assegurou ainda que ““mesmo nestes três dias em que houve dificuldades em gerir os espaços para os treinos, não pararam de chegar miúdos para entrar na modalidade””.

Esta não é a primeira vez que a Vigorosa é parceira em competições federadas.Em junho de 2011, o pavilhão desportivo de S. Romão do Coronado recebeu a fase final do campeonato nacional de basquetebol de sub-14.

Vigorosa cumpre jornada de basquet distrital

Cumpriu-se mais uma jornada dos campeonatos distritais da Associação de Basquetebol do Porto, no fim de semana, dias 28 e 29 de janeiro.

Nos sub-13 misto, a Vigorosa venceu a equipa José Régio por 54-28. Já no escalão sub-14 masculino, a associação trofense perdeu contra o Bolacesto por 62-38.

Na categoria sub-16 feminino, perdeu frente ao Juvemaia por 67-37. Em sub-16 masculino, a Vigorosa venceu o Alfenense por 47-41. Nos sub-18 masculino, venceu a equipa Masc. Paroquial por 57-31. Em sub-14 feminino, a Vigorosa bateu a equipa Bola-cesto B por 64-20.

Janine Mouta

{fcomment}