quant
Fique ligado

Ano 2007

Trofa à “caça” de novos actores para o Musical Infantil “Pirilampo e os Deveres da Escola”

Avatar

Publicado

em

Pirilampo

A Câmara Municipal da Trofa, através do pelouro da cultura, está a procurar novos talentos para um Musical Infantil que subirá ao palco no dia de mais um Aniversário do Concelho da Trofa, 19 de Novembro. 

Este musical infantil com o título "Pirilampo e os Deveres da Escola", resulta do conto vencedor do V Concurso Literário da Trofa de conto infantil, da autoria de João Alberto Fernandes Roque, da Gafanha da Nazaré. De salientar que este conto depois de premiado foi publicado o livro pela Inovação à Leitura – Edição e Comércio de Publicações, Lda, com o apoio da Câmara Municipal da Trofa, e conta com ilustrações de Helena Zália, também ela premiada como melhor Ilustração no V Concurso Literário da Trofa. 

Publicidade

A história de "Pirilampo e os Deveres da Escola" baseia-se na história de um menino, David, de oito anos, muito Pirilampo distraído e sonhador. Todos os dias, passava horas e horas no seu quarto a fazer os deveres. A mãe zangava-se muito com ele, porque acontecia com frequência, ir ao seu quarto e ele ainda estar na mesma frase da cópia que já estava a escrever há meia hora atrás. Ele sabia que tinha que fazer os trabalhos de casa que a professora mandava, mas distraía-se quase sem dar por isso e vivia no mundo da lua. Vivia sozinho neste mundo cheio de distracções e perdia-se nele desde o fim das aulas até à hora do jantar.  

Um dia, enquanto espreitava pela janela, durante a tarde, enquanto fazia os trabalhos de casa, viu um gatinho na rua. Correu escada abaixo e foi pedir à mãe para ir lá para fora. Mas… a mãe impôs: " Vais acabar os trabalhos de casa e é já! Depois podes ir ver o gatinho." Decidido a ir buscar o gatinho David acabou os trabalhos o mais depressa que pôde e lá foi a correr brincar para a rua. Como era preto e tinha a ponta da cauda branca, o David resolveu que o gatinho se chamaria Pirilampo. Com o animal ao colo lá foi pedir à mãe para ficar com ele. O gatinho ficou em casa, à responsabilidade do David que ficou incumbido de comprar a comida do gatinho, de cuidar dele e da sua caminha e de lhe arranjar uma caixa com areia limpa "porque os gatos são animais muito limpinhos".  

A partir desse dia o David era o primeiro a saltar da cama para ir brincar com a sua gatinha Pirilampo, sim porque afinal, era uma gatinha…. À tarde fazia os deveres rapidamente e com atenção e ainda lhe sobrava muito tempo para brincar com os seus amigos junto ao Coreto do Souto da Lagoa. 

Para a interpretação deste musical infantil, a autarquia trofense está a promover um casting para actores entre os 15 e os 30 anos. Os interessados em fazer as provas de casting devem enviar o seu currículo com foto e contactos até ao próximo dia 20 de Junho, para Casa da Cultura da Trofa, Avenida D. Diogo Mourato, Lagoa, Santiago de Bougado, 4785-580 Trofa, ou através do telefone 252 400 090, ou do e-mail:cultura2mun-trofa.pt

O casting realiza-se a 25 de Junho, na Casa da Cultura da Trofa e o júri será composto por Mário Moutinho, directos do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, João Lio, professor de voz da ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto e Antónia Maria Serra, directora do Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa. 

Todo este musical é uma produção da Câmara Municipal da Trofa e dos Meninos Cantores do Município da Trofa. De salientar, que a adaptação de um conto infantil para um musical já aconteceu, com a peça "A Árvore dos Sonhos", que foi o conto vencedor do I Concurso Literário da Trofa de contos infantis.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...