quant
Fique ligado

Edição 551

Trofa 3G sensibiliza jovens para as artes

Avatar

Publicado

em

“Promover contacto com a arte e dotar os participantes de novas competências”. Estes foram os objetivos das ações de sensibilização que foram dinamizadas pela Delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) em parceria com a Escola de Artes A Casa ao Lado, que finalizaram a 16 de dezembro. A ação surge no âmbito da atividade 15 do CLDS Trofa 3G – Motor de Oportunidades, promovido no âmbito Fundo Social Europeu (FSE), Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).
As ações basearam-se em “restaurar algum mobiliário, bem como associar o mesmo ao curso de floricultura que os alunos frequentam”, tendo o resultado destas “três sessões” sido, para as técnicas da Delegação da Trofa da CVP, “um sucesso bem visível nos trabalhos criados”. “Esta foi uma atividade que superou as expectativas definidas para esta atividade, dado que aliou o cariz de inovação, criatividade e empreendedorismo em todos os participantes de uma forma natural, desde a primeira sessão até ao términus”, referiram.
Os participantes “gostaram muito” destas atividades. Gabriela Robalinho declarou que quem “os acompanhou foi excelente” e “nunca os deixou desistirem”, enquanto Bárbara Ferreira e Ana Silva esperam que este “trabalho prático, que todos gostaram, possa repetir-se ao longo do ano”.
Já Francisco Marto Fernandes, diretor da turma vocacional, mencionou que as sessões foram “repletas de sorrisos e boa disposição”, em que os alunos “restauraram pequenos móveis e, sempre numa cultura de reciclagem e reutilização de materiais, construíram arranjos ornamentais que estão a decorar dois espaços da escola”. “Esta atividade teve um impacto muito positivo nos alunos já que o trabalho foi sempre orientado para que cada aluno usufruísse de liberdade e autonomia na preferência dos materiais, na decoração, pintura e até na escolha das plantas a utilizar e isso fez com que cada um se sentisse mais motivado e, principalmente, mais responsável pelo resultado final a apresentar”, salientou, acrescentando que iniciativas como estas são “muito importantes numa escola”, onde “os alunos valorizam e respondem melhor a trabalhos práticos”.
Para os formadores Joana Brito e Ricardo Miranda, da escola A Casa do Lado, a iniciativa foi “um sucesso do ponto de vista da inclusão dos alunos participantes à atividade da prática de restauro e decoração de peças de mobiliário”, em que “o interesse e a motivação dos alunos foi contagiante, notando-se a sua determinação na beleza e pormenor das peças de mobiliário intervencionadas”. “Com esta atividade mostrou-se que a parte prática é uma mais-valia no currículo escolar e que pode mostrar caminhos diferentes e criativos de futuro na área laboral”, frisaram.
No âmbito do CLDS Trofa 3G – Motor de Oportunidades, a Delegação da Trofa da CVP “deseja replicar estas ações no âmbito escolar e comunitário, para que os participantes tenham conhecimento de novas realidades e coloquem em prática competências até aqui desconhecidas”. Podem inscrever-se através da página de Facebook do projeto (www.facebook.com/trofa3g/) ou através dos contactos institucionais da Delegação da Trofa da CVP, AEBA (Associação Empresarial do Baixo Ave) e ASAS (Associação de Solidariedade e Ação Social) de Santo Tirso

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...