APPACDM da Trofa organizou, na tarde de quarta-feira, 5 de junho, a 10º edição do Torneio de Futsal 5×5 Adaptado.

 APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) da Trofa, Centro de Apoio e Reabilitação de Pessoas com Deficiência da Touguinha, ASAS – Associação de Solidariedade e Ação Social da Trofa e Associação Cultural e Recreativa Vigorosa. Estas foram as equipas que participaram no Torneio de Futsal 5×5 Adpatado, que a APPACDM da Trofa dinamizou durante a tarde de quarta-feira, na sede da instituição.

Segundo Mariline Torres, psicóloga da APPACDM da Trofa, esta atividade tinha como objetivos proporcionar “o intercâmbio entre instituições, a partilha de emoções e a prática desportiva”, que a associação “muito valoriza” para os utentes, por considerar “importante” que todos os jovens possam “partilhar e desenvolver” estas iniciativas de “carácter desportivo, com alguma competição e fairplay”. Além disso, esta é uma forma de divulgar o trabalho que é feito pela APPACDM da Trofa. “A prática desportiva ajuda-nos a melhorar a preparação física deles. Quando temos esta parte bem cuidada conseguimos ter um melhor desempenho cognitivo, há uma maior motivação não só para o desporto, mas também para o trabalho. Tudo isto fomenta também um bem-estar biopsicosocial que é o que queremos, que eles se sintam bem com eles próprios física, emocional e cognitivamente”, afirmou, denotando o entusiasmo e a ansiedade dos utentes, que durante “muitos meses” tiveram treinos semanais para terem “um bom desempenho”.

Neste torneio, marcaram presença “duas associações com utentes com deficiência mental”, tendo sido também convidadas outras “duas equipas”, com o objetivo de criar “interdisciplinaridade e intercâmbio”.

No final, houve “o reconhecimento pelo esforço que fizeram”, através da entrega de um troféu e de diplomas, que tiveram o contributo da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado. Para Natália Soares, secretária do executivo, a APPACDM tem feito um trabalho não só exemplar, como “indispensável”, pelo apoio que tem prestado junto das famílias que não podem ficar com os utentes.

Ao longo do ano, a APPACDM organiza três torneios, o de futsal, o de dominó e o de boccia. Estes últimos contam com a participação de convidados seniores.