quant
Fique ligado

Ano 2009

TCA inaugurou Centro em S. Mamede

Avatar

Publicado

em

Novo espaço na antiga sede da Junta irá promover actividades socio-pedagógicas, tertúlias, conferências, cursos, oficinas de aprendizagem e exposições, entre outras iniciativas.

 A freguesia de S.Mamede do Coronado dispõe, desde o passado dia 2 de Junho, de um novo espaço de aprendizagem e comunicação. O novo Centro de Aprendizagem TCA, inaugurado pelo projecto Trofa Comunidade de Aprendentes (TCA) e pela Junta de Freguesia de S. Mamede do Coronado, irá funcionar na antiga sede da Junta e ex-Univa, disponibilizando à população informação sobre iniciativas de formação, orientação e apoio e projectos de aprendizagem, entre outras valências.

Apesar de referir que “é com muita tristeza que vê partir o projecto Univa”, Modesto Torres, presidente da Junta de Freguesia de S. Mamede do Coronado, mostrou-se muito satisfeito com a instalação de um Centro de Aprendizagem TCA na freguesia a que preside. “A Junta de Freguesia, em colaboração com o TCA, entendeu por bem tornar este espaço mais funcional, mais activo e atractivo, não só para as gentes da freguesia de S. Mamede, mas também para todos aqueles que, por esta ou aquela razão, queiram dirigir-se a este espaço”, afirmou o autarca, em declarações ao NT.

O edil mamedense salientou ainda que o novo Centro irá servir de “espaço de lazer ao nível do combate à iliteracia”. “É um centro de leitura, que nós, juntamente com o TCA, vamos tentar aproveitar ao máximo para que as pessoas com condições económicas não tão favoráveis possam de facto ter o seu próprio espaço para lerem algo diferente do que habitualmente pode ser lido”, adiantou. De acordo com Modesto Torres, a “mini-biblioteca TCA e da freguesia estará ao dispor de todos os utentes, independentemente das suas condições literárias”.

A inauguração do novo Centro de Aprendizagem TCA contou com a presença do mentor do projecto TCA e presidente da Universidade Católica Portuguesa, Joaquim Azevedo. Em declarações ao NT, o responsável sublinhou a “boa capacidade da Junta de Freguesia de S. Mamede de criar condições para acolher populações, idosas e outras mais jovens, para fazer formação” e que “agora resolveu fazer uma espécie de salto em frente criando ainda melhores condições”.

“É com estas pequenas iniciativas, ao nível das Juntas de Freguesia, que se consegue ir melhorando a capacidade de colocar as instituições em cooperação umas com as outras, para melhorarem cada vez mais a qualificação dos portugueses”, considerou Joaquim Azevedo.

A iniciativa também foi aplaudida por António Pontes, vice-presidente da Câmara Municipal da Trofa, que lembrou que o novo espaço inaugurado “já de algum tempo a esta parte vinha sendo usado pelo TCA como espaço para fazer várias acções”. “Nomeadamente uma da maior relevância, que tinha a ver com a formação na área da alfabetização que vinha a decorrer aqui por cedência da Junta de Freguesia de S. Mamede”, afirmou ao NT. “Hoje é o formalizar desta relação que já vem de trás, que é uma relação muito profícua e que tem produzido bons resultados aqui em S. Mamede do Coronado e que a partir de hoje fica institucionalizado neste espaço e naturalmente muito bem, quer para o concelho, quer para a freguesia”, concluiu.

O novo Centro de Aprendizagem TCA em S. Mamede irá, à semelhança dos outros Centros, funcionar como um espaço de fomento a actividades socio-pedagógicas, tertúlias, conferências, cursos, oficinas de aprendizagem e exposições, entre outras iniciativas.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...