

Ano 2010
Sorrisos para ajudar em Alvarelhos
Os Voluntários TCA de Guidões e Alvarelhos promoveram uma noite de sorrisos para fomentar a solidariedade em Alvarelhos.
O Salão Paroquial de Alvarelhos recebeu, no último sábado, a iniciativa “Noite Sorriso”, um espectáculo de variedades cuja receita reverteu a favor de uma instituição de solidariedade trofense.
Joana Pereira tem 14 anos e é Voluntária TCA há quatro. Conheceu o projecto TCA (Trofa Comunidade de Aprendentes) na Junta de Freguesia de Guidões, onde frequentava a sala de informática disponibilizada pelo TCA. Joana e os amigos acharam o projecto “interessante” e decidiram “aprender mais”. Ao longo dos quatro anos, jovens das duas freguesias desenvolveram diversas iniciativas, sobretudo, tertúlias e conferências. “São actividades idealizadas por nós, mas que contam com o apoio de todos os envolvidos no projecto TCA”, explicou Joana ao NT. Depois de participar numa peça de teatro cómica, juntamente com os colegas Voluntários TCA, a jovem guidoense garantiu que, apesar de ser “tudo muito bom”, o melhor é “ver que as pessoas olham para os Voluntários TCA e gostam do trabalho desenvolvido”. “Cada pessoa que se junta a nós é importante”, sublinhou.
A “Noite Sorriso” encerrou o ano de actividades dos Voluntários TCA de Guidões e Alvarelhos, que frequentam o 8º ano, o que “torna complicado” desenvolver mais actividades, conforme afirmou Laura Santos, professora e coordenadora deste grupo de Voluntários TCA, que conta, actualmente, com cerca de oito elementos activos. “Eles quiseram fazer este espectáculo de solidariedade para terminar o ano em grande”, explicou.
O espectáculo contou com a actuação de diversos grupos. Uma vez que os Voluntários TCA estudam na EB 2/3 de Alvarelhos, fizeram o convite a alunos e ex-alunos da escola que fazem parte de grupos de dança ou escolas de música para actuarem na “Noite Sorriso”. Para além disso, o TCA aproveitou para promover duas novas valências que estão a desenvolver no concelho: a Oficina de Cavaquinhos e os Amigos do Canto, que também participaram no espectáculo.
Composto por jovens com 13 e 14 anos, os Voluntários TCA de Guidões e Alvarelhos são, na opinião de Laura Santos, “uma forma de aprender, até porque é esse mesmo o objectivo do TCA: promover aprendizagens ao longo da vida”.
A actividade contou, também, com o apoio dos grupos de jovens de Alvarelhos e Guidões. Para além de responsáveis pela logística, os membros dos dois grupos subiram ao palco, onde arrancaram sorrisos ao público com uma versão do programa cómico “Telerrural”, adaptada às actividades dos dois grupos.
Ano 2010
Tradição de porta em porta

O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado mantém viva, ano após ano, a tradição de cantar as janeiras de porta em porta, levando o folclore da região a todas as casas.
Ano 2010
Arte em quatro rodas

Francisco Maia tem uma oficina de restauro diferente: recupera automóveis antigos há mais de 20 anos.
-
Região2 semanas atrás
Criançada, há uma aldeia aquática à vossa espera em Fornelo até domingo
-
Edição 7682 dias atrás
📷 Participação em novela reacende sonho de Pedro em representar
-
Trofa1 semana atrás
Acidente condiciona circulação na EN14
-
Trofa4 dias atrás
Empresa sueca compra grupo Frezite
-
Trofa4 dias atrás
Homem em prisão preventiva após agressões à mãe
-
Edição 7686 dias atrás
Procuram-se figurantes para procissão da Senhora das Dores
-
Edição 7687 dias atrás
Trofa Urban Race regressa à cidade
-
Trofa1 semana atrás
Escola Secundária da Trofa – Oferta Formativa para 2022/2023