quant
Fique ligado

Ano 2010

Sorrisos para ajudar em Alvarelhos

Avatar

Publicado

em

 

Os Voluntários TCA de Guidões e Alvarelhos promoveram uma noite de sorrisos para fomentar a solidariedade em Alvarelhos.

O Salão Paroquial de Alvarelhos recebeu, no último sábado, a iniciativa “Noite Sorriso”, um espectáculo de variedades cuja receita reverteu a favor de uma instituição de solidariedade trofense.

Joana Pereira tem 14 anos e é Voluntária TCA há quatro. Conheceu o projecto TCA (Trofa Comunidade de Aprendentes) na Junta de Freguesia de Guidões, onde frequentava a sala de informática disponibilizada pelo TCA. Joana e os amigos acharam o projecto “interessante” e decidiram “aprender mais”. Ao longo dos quatro anos, jovens das duas freguesias desenvolveram diversas iniciativas, sobretudo, tertúlias e conferências. “São actividades idealizadas por nós, mas que contam com o apoio de todos os envolvidos no projecto TCA”, explicou Joana ao NT. Depois de participar numa peça de teatro cómica, juntamente com os colegas Voluntários TCA, a jovem guidoense garantiu que, apesar de ser “tudo muito bom”, o melhor é “ver que as pessoas olham para os Voluntários TCA e gostam do trabalho desenvolvido”. “Cada pessoa que se junta a nós é importante”, sublinhou.

A “Noite Sorriso” encerrou o ano de actividades dos Voluntários TCA de Guidões e Alvarelhos, que frequentam o 8º ano, o que “torna complicado” desenvolver mais actividades, conforme afirmou Laura Santos, professora e coordenadora deste grupo de Voluntários TCA, que conta, actualmente, com cerca de oito elementos activos. “Eles quiseram fazer este espectáculo de solidariedade para terminar o ano em grande”, explicou.

O espectáculo contou com a actuação de diversos grupos. Uma vez que os Voluntários TCA estudam na EB 2/3 de Alvarelhos, fizeram o convite a alunos e ex-alunos da escola que fazem parte de grupos de dança ou escolas de música para actuarem na “Noite Sorriso”. Para além disso, o TCA aproveitou para promover duas novas valências que estão a desenvolver no concelho: a Oficina de Cavaquinhos e os Amigos do Canto, que também participaram no espectáculo.

Composto por jovens com 13 e 14 anos, os Voluntários TCA de Guidões e Alvarelhos são, na opinião de Laura Santos, “uma forma de aprender, até porque é esse mesmo o objectivo do TCA: promover aprendizagens ao longo da vida”.

A actividade contou, também, com o apoio dos grupos de jovens de Alvarelhos e Guidões. Para além de responsáveis pela logística, os membros dos dois grupos subiram ao palco, onde arrancaram sorrisos ao público com uma versão do programa cómico “Telerrural”, adaptada às actividades dos dois grupos.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...