quant
Fique ligado

Ano 2010

Luciano Lagoa não quer que o lar seja “um armazém de idosos”

Avatar

Publicado

em

 

O Lar Padre Joaquim Ribeiro, em S. Martinho de Bougado, assinalou o seu terceiro aniversário com a celebração de uma eucaristia, seguida de um lanche/convívio, onde participaram os utentes daquela instituição.

O Lar Padre Joaquim Ribeiro abriu as portas em 2007 e, desde então, o crescimento tem sido notório. O terceiro aniversário foi comemorado na última sexta-feira e o Padre Luciano Lagoa falou ao NT sobre o trabalho desenvolvido e os projectos para o futuro.

“Quem viu o momento da abertura e quem vê o Lar agora, realmente, nota a diferença” garantiu o pároco de S. Martinho de Bougado, sublinhando que “está a ser feito um bom trabalho”. Actualmente, o lar e o centro de dia estão totalmente lotados e a creche, que abriu no final do ano passado, também tem muita procura por parte dos pais trofenses. Luciano Lagoa sublinhou que a instituição pretendeu “criar um ambiente familiar” e parece que as suas pretensões foram alcançadas, pois os utentes mostram-se satisfeitos com o tratamento que recebem.

Rosa Carvalho está no lar desde a sua abertura e garante que “é muito bom”, uma vez que tem uma das actividades que mais gosta: “A costura”. Alcina Silva é amiga e companheira de quarto de Rosa e, à semelhança da colega, também está no lar desde o começo, primeiro apenas no centro de dia e, mais tarde, no lar. “Ocupamos o nosso tempo na sala de actividades”, explicou. Nessa sala Alcina pode escrever, uma das suas paixões: “Eu escrevo muito bem, mesmo só tendo a terceira classe”.

Apesar de ter ido para o lar “contrariada”, como confessou ao NT, Ana Mendes garantiu que foi o melhor que fez: “Abençoada a hora em que eu aqui entrei”.

Tal como as colegas de mesa no dia do lanche do 3º aniversário do Lar Padre Joaquim Ribeiro, José Torres fez daquelas instalações a sua casa, onde o que é mesmo obrigatório “é o maço de cigarros e o jornal”.

Para promover a “qualidade como imagem de marca”, o lar tem à disposição dos idosos várias actividades e valências. “Através de um protocolo com a Câmara Municipal, os idosos podem frequentar as piscinas”, declarou Luciano Lagoa. “Os utentes podem fazer trabalhos manuais, ginástica, visitas e passeios, para além de terem à disposição um psicólogo e uma animadora social”, enumerou, sublinhando que se procura que o lar “não seja um armazém de idosos”. Paralelamente às actividades para ocupar o tempo, os utentes têm ainda diversas iniciativas de cariz espiritual, às quais “dão muito valor”.

A Câmara Municipal da Trofa fez-se representar pelo vice-presidente, Magalhães Moreira, que é também o vereador do pelouro da Acção Social. O autarca sublinhou a “difícil situação do município”, garantindo que estão a ser encetados “todos os esforços para que os subsídios não sejam cortados”. “Este tipo de obras são as que devem ser menos penalizadas”, sublinhou.

Para o futuro, Luciano Lagoa quer tornar realidade mais dois projectos: um jardim-de-infância e um serviço de apoio domiciliário. “Sentimos por parte dos pais a pressão para que os nossos serviços incluam um jardim-de-infância”, sublinhou. O pároco pretende que esta valência esteja disponível em Setembro do próximo ano. Em relação ao apoio domiciliário, este é um serviço que pode ser uma realidade já em 2011.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...