quant
Fique ligado

Ano 2011

“Sorrisos” expostos no Aquaplace

Avatar

Publicado

em

A exposição “Sorrisos” vai estar patente no Aquaplace até meados de novembro. No âmbito da comemoração do 10º aniversário do Centro Comunitário da Trofa (CCT), a Associação de Solidariedade e Ação Social (ASAS) está a promover algumas atividades para assinalar a data.

“O sorriso é uma marca que nos carateriza”. Foi com esta citação que Maria do Céu Brandão, diretora de serviços gerais da ASAS, inaugurou a exposição fotográfica “Sorrisos” no Aquaplace na quinta-feira, 13 de outubro. A par desta exposição foi realizada uma tertúlia sobre a “Família na Atualidade”.

As 30 fotografias que se encontram em exposição, até meados de novembro, são baseadas em sorrisos de crianças. Estas imagens são fruto do “concurso fotográfico promovido pelo ASAS a nível nacional, aquando da comemoração do seu 10º aniversário, da qual resultaram muitas fotografias sobre sorrisos de crianças tiradas em território nacional e internacional”.

Para a instituição de solidariedade social, “a família é o espaço privilegiado de afetos e de sorrisos” e por isso nessa óptica de “família- bem estar, família-espaço de desenvolvimento pessoal saudável, família – afetos, família-sorrisos” decidiram promover a tertúlia aberta à comunidade.  

Ainda integrada nas comemorações do 10º aniversário do CCT, a ASAS também promoveu no domingo, 16 de outubro, uma caminhada destinada a técnicos de instituições de solidariedade social e vai ainda realizar um concurso de esculturas com material reciclável sobre o tema “um olhar diferente sobre o CCT” e um workshop sobre inovação e criatividade no âmbito da intervenção social a desenvolver-se ao longo do mês de novembro e, para terminar as comemorações, a instituição vai realizar um jantar comemorativo do 10º aniversário do CCT, no dia 30 de novembro. 

ASAS promoveu ação de sensibilização

 “Emoções e sentimentos são coisas distintas” foi a mensagem que Ângela Escada, psicóloga clínica e investigadora da inteligência emocional, tentou passar ao público presente na ação de sensibilização promovida pela ASAS (Associação de Solidariedade e Ação Social). “A emoção é uma coisa inata, que nasce com cada ser humano, enquanto que o sentimento é uma coisa que se aprende com os pais, por isso mesmo, se os progenitores aprenderem a gerir as suas emoções também vão ensinar os seus filhos a gerirem as deles e por consequência isso vai proporcionar um melhor relacionamento interpessoal dessas crianças”, asseverou a psicóloga clínica.

“A importância da gestão das emoções na educação das crianças” foi o tema escolhido pela ASAS através do CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental) para promover a ação de sensibilização destinada a todos os pais e encarregados de educação do concelho da Trofa, que se realizou no dia 7 de outubro, no auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado.

Esta palestra surgiu no âmbito dos “Encontros de Pais” que o CAFAP tem vindo a desenvolver em contexto escolar, mas que este ano decidiu trazer para junto da comunidade trofense, uma vez que, segundo Tânia Sampaio, assistente social e coordenadora técnica do CAFAP, “há cada vez mais pais que não sabem gerir as emoções nem dar respostas positivas às suas crianças”.

O CAFAP pretende continuar a levar este tipo de iniciativas ao maior número de escolas e de pessoas, pois consideram que ainda “há muito trabalho a fazer junto dos pais”.

Publicidade

 

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...