O Monte de Paradela, o Campo da Louseira e a Habitação Social foram três dos locais visitados este sábado pelos socialistas da Trofa, marcando assim o arranque de um périplo pelo concelho para contactar de perto com a população das freguesias.

  O secretariado concelhio do PS/Trofa deu início a um conjunto de visitas, que se prolongarão por um ano, a todas as freguesias do concelho, no sentido de apurar as necessidade da população trofense em vários sectores.

S. Martinho de Bougado foi a primeira freguesia a ser visitada, no fim-de-semana passado, tendo como locais-chave o Monte de Paradela, o campo da Louseira e a habitação social.

Joana Lima, presidente da concelhia, explicou as pretensões dos elementos socialistas para a visita à maior  freguesia do concelho "viemos à freguesia de S. Martinho de Bougado, para nos darmos conta de todos os problemas, quer a nível das associações, quer a nível particular da sociedade e também apurar as coisas boas que o nosso concelho tem para nos oferecer".

A ACRABE foi o primeiro local de visita, onde os socialistas puderam comprovar a "excelente obra" que foi feita no campo de futebol e que resultou de uma parceria público-privada, entre a associação e a Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, que comprova "a decisão positiva de se fazer protocolos nestas obras, que acabam por se tornar mais eficazes e mais rápidas", referiu Joana Lima.

A visita continuou pela Associação do Monte da Aldeia de Paradela, que segundo a presidente da concelhia socialista "tem um conjunto de pessoas, que trabalhando por carolice e com muito empenho, desenvolvem um conjunto de obras que ajudam a requalificar a aldeia e por isso merecem todo o respeito e apoio".

Ainda antes do almoço de confraternização, os socialistas foram até à habitação social. Relembrando que esta obra foi inaugurada no dia 26 de Setembro de 2005, "um mês antes das eleições autárquicas, e depois esteve dois anos sem ser entregue" às pessoas mais carenciadas do concelho, Joana Lima elogiou o espaço, mas lamentou o facto de a Câmara Municipal da Trofa "não ter informado os vereadores socialistas da entrega das chaves" na semana passada, adiantando que o PS votou "sempre favoravelmente a todas as iniciativas deste projecto", pelo que considera que o edil trofense "agiu mal".

Jaime Moreira, vereador da Acção Social, também foi alvo de críticas por parte de Joana Lima, relativamente às declarações que disseram respeito ao atraso para a entrega das habitações: "se falou verdade sobre a autorização que a Câmara teve que pedir aos Ministérios e INH, também omitiu outra verdade, porque o atraso deveu-se de a Câmara não ter dinheiro para pagar a parte dela".

Já o presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, José Sá, congratulou-se pela visita organizada pelo secretariado do PS a locais importantes da freguesia e aproveitou para adiantar algumas obras que a Rua do Monte de Paradela vai ser sujeita, com "no sentido de a alargarmos e a pavimentarmos na totalidade".

O presidente mostrou-se também satisfeito pela entrega das chaves das habitações da urbanização social, que apesar de "tardias, vêm sempre a tempo".