quant
Fique ligado

Trofa

Sismo sentido na Trofa provocou estragos em Guidões – Mentira de 1 de abril

Há relatos de problemas em vários locais do concelho. (Em atualização)

Avatar

Publicado

em

Publicamos esta noticia no dia 1 de abril, e sim esta era uma noticia para marcarmos o dia das mentiras e não corresponde à verdade.
Um pouco por todo o mundo, são muitos os que levam esta data muito a sério. Para esses, esta é uma ocasião perfeita para brincar com familiares, amigos e até com os colegas de trabalho, que são muitas vezes as pessoas mais à mão, enganando-os por diversão. Adivinhar qual a inverdade do dia publicada por sites e jornais é outro dos hábitos já instituídos.

As origens do Dia das Mentiras são incertas. Muitos investigadores associam, contudo, a data ao papa Gregório XIII, que em 1582 quis substituir o calendário juliano pelo gregoriano. O dia de ano novo passou a ser assinalado a 1 de janeiro, em vez do fim de março, embora na altura muitas pessoas continuassem a festejá-lo a 1 de abril. Uma mentira que, segundo muitos, pode afinal ter dado origem à tradição de mentir nesta data.

Publicidade

Um sismo, com magnitude 4.2 na escala de Richter, provocou grandes danos materiais na freguesia de Guidões.

Com epicentro a cerca de 14 quilómetros a sudoeste de Vila do Conde, o abalo foi sentido em vários concelhos do Norte do País, incluindo na Trofa, cerca das 05H15 desta sexta-feira. O abalo acabou, contudo, por ser mais forte na freguesia de Guidões – devido à proximidade com Vila do Conde – tendo havido grandes estragos materiais.

Houve desabamento de muros na Rua 1.º de Maio, que acabaram por destruir viaturas, e a ponte do ribeiro da Aldeia ameaça ruir, apresentando várias fissuras na estrutura.

As autoridades estão a avaliar as condições de atravessamento e a Proteção Civil e os bombeiros foram acionados para desobstruir a rua onde houve desabamento.

Em atualização

Foto: Ricardo Silva

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...