quant
Fique ligado

Ano 2010

Ser Trofense …

Avatar

Publicado

em

 

Devo ao CD Trofense algumas das alegrias que tenho tido ao longo da minha vida. Como trofense, como adepta e como sócia, só encontro uma forma de retribuir e partilhar essas alegrias.

Primeiro, pagando as minhas quotas a tempo e horas.

Segundo, como adepta apoiar com a minha presença a equipa nos jogos em casa e fora. Depois, como sócia é meu dever e obrigação defender o clube, apoiando sempre todos aqueles que mais têm dado ao Trofense. Ser grata.

Finalmente, como pessoa livre e digna, quero para o meu clube, uma cultura de seriedade, competência e transparência.

Como o Trofense é o meu PRIMEIRO CLUBE, sinto mais autoridade e força quando abordo qualquer assunto sobre o clube. Nunca me passou pela cabeça, trocar um jogo do Trofense por um jogo do Benfica ou do Porto. Nunca despendi mais tempo a discutir os jogos do Benfica ou do Porto do que do Trofense. Nunca deixei de ir a um jogo fora em detrimento de fazer centenas de Kms para ver o Porto ou o Benfica. Nunca quis que a minha imagem fosse associada ao Benfica ou ao Porto. Quero que a minha imagem de cidadã da Trofa, seja associada à gente e ao clube da minha terra.

A minha “relação” com o clube jamais poderia ser baseada em qualquer amizade pessoal com um jogador, com um treinador ou com um dirigente. Nem gosto mais ou menos do Trofense, por ter mais contacto com um jogador, com um treinador ou com um director. Se assim fosse, eu apenas seria trofense, por interesses pessoais e por razões de momento. Ora, o Trofense está acima dos meus interesses individuais. Sou e serei adepta do clube independentemente dos jogadores, dos treinadores ou dos directores. Esta minha forma de ser e de estar dá-me total liberdade e autonomia para em cada momento dizer e escrever sempre o que penso.

Esta minha carta de princípios permite-me saber com exactidão, quem quer bem ao meu clube e quem lhe quer fazer mal.

Qualquer pessoa tem o direito de criticar e/ou ter opiniões diferentes sobre o Trofense. Acho até saudável e factor de evolução. Então dar sugestões e ideias é até uma obrigação dos adeptos activos e participativos.

Agora, nenhum ser pensante pode confundir “dar uma opinião” com emitir um insulto, dizer uma mentira, escrever uma falsidade, caluniar e injuriar gente séria e digna. Qualquer opinião séria só pode ser fundamentada na verdade e em factos concretos.

Publicidade

Há pessoas que pela falta de consciência do que dizem e do que são, são capazes de repetir mentiras, sem dar conta que à sua volta já ninguém os leva a sério. Se as mentiras e as injurias dos anónimos, são muito graves, as calunias, as ofensas e as asneiras daqueles que dizem que “dão a cara”, são ainda piores. Pois os anónimos ainda têm alguma vergonha do que dizem, e, os falsos corajosos, além do demais, ainda são estúpidos, pois nem consciência têm do que dizem ou escrevem.

Alguém que é Trofense, afirma que apenas vai aos jogos se “for de borla”? Alguém que é do Trofense apoia “outros clubes” da mesma divisão? Alguém que é do Trofense, quer ver o clube a perder? Alguém que é do Trofense, acorda diariamente com a preocupação de arranjar alguma coisa que sirva para atacar o clube? Alguém que é do Trofense, se irrita pela dispensa de jogador suplente? Alguém que é do Trofense, critica treinador e jogadores sem os ter visto jogar? Alguém que é do Trofense, está já a “fazer figas” para que não tenhamos sucesso? Alguém que é do Trofense, inventa Blogues e Fóruns com o único objectivo de atacar com mentiras e asneiras o clube? E, nesses espaços divulga de forma indecente um email particular, privado, trocado com outra pessoa?

Há dias, o Prof. Hernâni Lopes, dizia com toda a autoridade, que lhe é reconhecida, que nada nem ninguém triunfa na vida sem usar a Verdade contra a Mentira, a Competência contra a Ignorância, a Honestidade contra a Manipulação, o Rigor contra o Facilitismo, a Responsabilidade contra o Laxismo, etc.

Este não é mais o tempo dos Chicos-Espertos. Esses acabam todos (as) no desemprego e no descrédito. Os tempos difíceis que vivemos exigem muita responsabilidade, seriedade, competência, honestidade, rigor e transparência.

Reconheço no Presidente do meu clube esses valores. Daí a minha gratidão e elogio. Provavelmente por isso, ele escolheu o Porfírio Amorim para treinador, e, não escolheu o “barbeiro” do Mourinho, como muitos clubes estão a fazer.

Uma coisa é SER TROFENSE, outra coisa é usar o nome do trofense por interesses pessoais!

Antes de tudo e para além de todos, eu Sou Trofense!

 Maria

 Estes e outros textos em soutrofense.blogspot.com

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...