A Semana da Leitura da Trofa 2013 leva, desde o dia 18 até a 22 de fevereiro, escritores, feiras do livro e dramatizações às escolas do concelho. O “Mercado de Livros”, situado na Casa da Cultura, conta com “mais de 750 livros e revistas” para oferecer gratuitamente.

Está a decorrer na Trofa a Semana da Leitura 2013, promovida pela Câmara Municipal da Trofa, com a participação dos Agrupamentos Escolares do Concelho.

Inserida nesta semana, decorreu a atividade “Ler não custa nada, mesmo nada”, onde a autarquia convidou os trofenses a partilharem e a doarem os seus livros e revistas. Esta ação “superou todas as expectativas” da Câmara Municipal, uma vez que foram angariados “mais de 750 livros e revistas”, que estão presentes no “Mercado de Livros” na Casa da Cultura, onde os interessados e visitantes podem adquiri-los gratuitamente.

A Semana da Leitura chegou ainda às escolas concelhias, que tiveram “muitas iniciativas em curso”. No Agrupamento de Escolas da Trofa houve encontros com escritores, nomeadamente na quarta-feira, dia 20 de fevereiro, com a visita da escritora Teresa Guimarães à EB1/JI de Paranho. Já durante a manhã de quinta-feira, dia 21 de fevereiro, os alunos da EB1/JI de Lagoa receberam a visita da escritora Leonor Mexia.

Os alunos da EB 1/JI de Cedões receberam na terça-feira, dia 19, a visita de Ana Paula Figueiredo e Pedro Emanuel Figueiredo, autores do livro “Pitanga, a galinha dos dentes de ouro”. “Para receber os escritores a escola apresentou um peça de teatro baseada na história da Pitanga, na qual participaram muitos dos alunos. Foi um momento muito agradável, os alunos ouviram os autores que lhes falaram sobre a história e a importância da higiene oral. No final, os autores responderam a todas as perguntas colocadas pelos alunos e deram uma sessão de autógrafos, que foi muito concorrida”, contou Olivia Queiroz, coordenadora das bibliotecas do Agrupamento de Escolas da Trofa.

Na EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques decorre entre os dias 18 e 22 de fevereiro, uma Feira do Livro e uma Maratona de Contos e Atividades na Biblioteca, com sessões de leitura e dramatização com os pais e encarregados de educação, entre vários outros convidados. Já na Escola Secundária da Trofa também há atividades no âmbito da Semana da Leitura 2013, com a realização de um Encontro com o escritor Augusto Canetas, a 21 de fevereiro, uma Sessão de Poesia com António Sousa e Ivo Machado e a cerimónia de Entrega dos Prémios “Eurico Ferreira”, na sexta-feira, dia 22.

Em paralelo, nos estabelecimentos de ensino integrados no Agrupamento de Escolas de Coronado e Covelas, a Semana da Leitura trouxe atividades como “Mar arte na ponta de um lápis…”, “Entrando na onda das leituras…”, “Escritores navegam connosco nas leituras”, “Contos cantados”, “Concurso de leitura”, “Embarcando nas palavras com uma história por dia…” e “Fóruns de Leitura: Em maré de leitura”.

“Com a promoção desta iniciativa integrada e transversal, a Câmara Municipal da Trofa continua a apostar numa política estratégica de desenvolvimento da comunidade em geral, enquanto procura incentivar à leitura, à partilha e ao intercâmbio de livros, envolvendo sempre os Agrupamentos de Escolas do Concelho”, avançou fonte da autarquia.