quant
Fique ligado

Ano 2007

Segurança escolar em debate na Casa das Artes

Avatar

Publicado

em

Várias personalidades da sociedade portuguesa e espanhola reúnem-se na próxima sexta-feira, dia 21 de Setembro, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão para o I Encontro Ibérico sobre "Segurança nas Escolas e Convivência Escolar". O encontro organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e pela Associação Nacional de Professores (ANP) tem como principal objectivo promover a troca de experiências entre portugueses e espanhóis e ao mesmo tempo incentivar o debate e a discussão em torno da segurança nas escolas, envolvendo a comunidade escolar, o poder público e a própria sociedade.

A iniciativa foi apresentada em conferência de imprensa na passada sexta-feira pelo vereador da Segurança da autarquia famalicense, Durval Tiago Ferreira, e pelo presidente da ANP, João Grancho.

Apesar de não existirem no concelho registos de violência em ambiente escolar, Durval Tiago Ferreira salientou que um dos objectivos deste encontro é precisamente "prevenir a violência escolar, isto é, atacar o problema antes  que ele esteja instalado". Neste sentido, João Grancho salientou mesmo que "é preciso agir para prevenir". Este responsável apontou a Espanha como um dos países que já assumiram estratégias de combate a este problema, daí "a importância dos dois convidados espanhóis, neste encontro".

Tendo como principais destinatários os pais, encarregados de educação, professores e educadores, o seminário terá como convidados o Xefe do Departamento de Educación e Mocidade de Santiago de Compostela, Xosé M. Rodriguez-Abella Gómez; o representante da Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública, Subintendente Luís M. André Elias, o Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, Albino Almeida, e a Secretária Estatal de Comunicación de ANP España y portavoz del Defensor del Profesor, Cármen Guaita, que publicou o libro "Los amigos de mis hijos", entre outras personalidades.

Programa "Aluno em Segurança" já abrange 40 escolas

Durval Tiago Ferreira aproveitou a oportunidade para destacar o investimento do município no sector da Educação, referindo que "a aposta na educação faz-se melhorando as condições físicas e materiais das escolas, mas também criando condições para um ambiente saudável e seguro". É neste campo que se insere o programa "Aluno em Segurança", promovido através da Polícia Municipal. "São já 40, os estabelecimentos de ensino que usufruem deste serviço" , adiantou, acrescentando que "para além do policiamento nas horas de entrada e saída de alunos das escolas, a acção passa também pela distribuição de material informativo e de aconselhamento sobre temas como a segurança rodoviária, os perigos da toxicodependência, entre outros".

I ENCONTRO IBÉRICO SOBRE SEGURANÇA E CONVIVÊNCIA ESCOLAR

21 DE SETEMBRO DE 2007

CASA DAS ARTES – VILA NOVA DE FAMALICÃO

PROGRAMA:

Publicidade

09h30 – Recepção aos participantes

10h00 – Sessão de Abertura

Presidente da Câmara Municipal Vila Nova de Famalicão, Arq. Armindo Costa

Representante do Senhor Secretário de Estado da Educação, Dr.ª Paula Peneda

– Coordenadora da Equipa de Missão para a Segurança Escolar.

10h15 – I Painel: UMA ESCOLA SEGURA

Moderador: Jornalista de referência da imprensa escrita nacional.

Palestrantes: Xosé M. Rodriguez-Abella Gómez – Xefe do Departamento de Educación e Mocidade de Santiago de Compostela

Subintendente Luís M. André Elias – Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública – Coordenador do Projecto "Escola Segura"

12h00 – Almoço

Publicidade

14h00 – II Painel: CONVIVÊNCIA NA ESCOLA – PROPOSTAS

Moderador: Durval Tiago Ferreira, Vereador da Segurança da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Palestrantes: João GranchoPresidente da Associação Nacional de Professores

 Albino Almeida – Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais

Cármen Guaita – Secretária Estatal de Comunicación de ANP España y portavoz  del Defensor del Profesor, publicou, entre outros, o libro "Los amigos de mis hijos". 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...