quant
Fique ligado

Edição 534

Secretário de Estado visita Clube Slotcar da Trofa (C/vídeo)

Avatar

Publicado

em

Emídio Guerreiro elogiou a diversidade do Clube Slotcar da Trofa. O secretário de Estado esteve em visita à associação juvenil, na tarde de 24 de julho, no âmbito do Roteiro do Associativismo.

Foi a pilotar a grande velocidade que o secretário de Estado do Desporto e Juventude começou a visita no Clube Slotcar da Trofa. Emídio Guerreiro foi convidado a experimentar a modalidade que esteve na génese da associação e entusiasmou-se com o comando na mão. “Desde criança que não andava numa pista de carrinhos, mas o jeito ainda lá estava”, confessou o governante, já depois de conhecer a dinâmica da associação, a quem elogiou a variedade. “A história começa com um grupo de amigos que gosta de andar nas pistas e hoje é tudo isto, com bilhar, atividades sociais, como a parceria com a Cruz Vermelha. São várias as áreas em que intervém em poucos anos de existência”, sublinhou.

Para os responsáveis do Clube Sloctar, a presença do secretário de Estado atesta a qualidade da associação. João Pedro Costa, presidente da coletividade, admitiu que o ano “tem sido muito bom”. “O clube tem 11 anos de história e a vinda do senhor secretário de Estado é o somatório de todos os anos em que estamos integrados no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e sentir que, na altura, escolheram no distrito do Porto, o Clube Slotcar como uma das associações a visitar, para nós transforma-se num motivo de orgulho e alento para que o nosso trabalho continue”, asseverou.

Sem deixar de sugerir à tutela “algumas medidas”, João Pedro Costa atestou que “a ligação da coletividade ao IPDJ está assegurada pelas estruturas do organismo do Estado”. “Os técnicos do IPDJ com quem trabalhamos são a garantia que este clube, independentemente de quem quer que esteja em termos institucionais, tem e terá continuidade”, acrescentou.

A visita à Trofa estava integrada no Roteiro do Associativismo que o secretário de Estado iniciou em outubro de 2013. Através dele, Emídio Guerreiro percebeu “que os jovens de Norte a Sul não desistem, pelo contrário, criam oportunidades onde elas não existem, estão presentes e trabalham muito”. “As associações juvenis são um elemento muito forte para a consolidação da coesão territorial e social do País. Este roteiro tem como primeira missão, o reconhecimento desse trabalho, assim como dá para percebermos o que se passa no terreno e que programas mais se adequam”, afirmou.

Com este projeto, aditou Emídio Guerreiro, foi possível reabrir “programas como as ‘Férias em Movimento’, o ATL, os Campos de Férias Internacionais e a formação para os dirigentes associativos”. “Percebemos que tínhamos de ir mais longe e dentro da acomodação do Orçamento de Estado, fomos investindo, aumentando o financiamento das atividades ao longo dos anos”, frisou.

Antes de sair, Emídio Guerreiro prometeu voltar para participar na concentração anual de automóveis antigos e ainda ouviu o hino da associação, interpretado pelo grupo do concelho “61” e que adapta o refrão da canção da Trofa.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...