quant
Fique ligado

Ano 2010

Santo Tirso requalifica margens do Rio Ave

Avatar

Publicado

em

A Parceria para a Regeneração Urbana – Revitalização e Requalificação das Margens do Ave na cidade de Santo Tirso (PRU-Margens do Ave) vai “revolucionar o conceito de viver o Rio Ave”, assegurou a autarquia tirsense em nota de imprensa.

Este projecto resulta de uma parceria entre diversas instituições e uniu várias entidades em torno de um objectivo comum: a Regeneração Urbana da Margens do Ave. Esta união tornou possível uma intervenção de 10 milhões de euros, em 251 hectares, ao longo de 3,5 quilómetros de frente ribeirinha, abrangendo oito freguesias: Santo Tirso, Santa Cristina do Couto, São Miguel do Couto, Burgães, Sequeirô, Lama, Areias e Palmeira. A obra deverá estar concluída em três anos e o projecto engloba a criação de várias infra-estruturas.

Publicidade

A Nave Cultural será um espaço destinado a acolher actividades culturais. O concelho vai dispor de um equipamento único e atractivo para toda a região do Vale do Ave e Grande Porto. Vai ser criado o Centro Interpretativo da Indústria Têxtil. No espaço do Centro Interpretativo, está a Loja da Fábrica (loja/livraria). Este pólo vai ter ainda mais para oferecer a quem o visite, como espaço de restauração, espaços comerciais e de lazer. As margens do Rio Ave (na frente ribeirinha da Fábrica do Teles) vão ser requalificadas e será criado um parque de estacionamento. No coração da cidade, vai nascer um importante conjunto de equipamentos para todo o concelho: o sequeiro da Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento vai ser adaptado a auditório, área expositiva e Centro de Interpretação Ambiental. A criação deste Centro visa reforçar a informação e a comunicação dos valores ambientais, no seio da escola, e sensibilizar os visitantes para as questões ambientais. Vai ser criado um laboratório de análise de água, um laboratório de observação microscópica e uma pequena biblioteca/mediateca temática no espaço do Centro de Interpretação Ambiental. Junto ao antigo celeiro da Escola Profissional Agrícola vai nascer uma escola/restaurante e uma pequena área para escola/hotel. No mesmo local será instalado um restaurante com vista para o Rio Ave.

O Passeio dos Frades, inserido no Mosteiro e Quinta de São Bento, vai ser alvo de uma intervenção de recuperação, fundamental para assegurar a conservação destes bens imóveis e que tornará acessível à população ao percurso ribeirinho, “contribuindo assim para um dos grandes objectivos desta estratégia de regeneração urbana que é a reaproximação da cidade de Santo Tirso do Rio Ave, tornando-o um espaço de lazer”.

Um percurso pedonal e ciclável vai ligar o Parque Urbano da Rabada ao coração da cidade. As margens do Rio Ave vão ser requalificadas ao longo de 1,4 quilómetros – extensão do percurso através do qual vai ser possível passear, correr ou andar de bicicleta. Este percurso permitirá dar continuidade futura a uma rede de percursos pedonais e cicláveis na cidade.

O Parque da Rabada vai ganhar nova vida com a criação de novas zonas: logo à entrada vai surgir uma zona de desporto informal e os mais novos vão poder usufruir de um parque infantil. Para quem gosta de passear ou correr, está a ser criado um percurso pedonal e zonas de estadia. A plantação junto ao lago vai ser reforçada, o anfiteatro iluminado e todos os equipamentos melhorados.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...