quant
Fique ligado

Edição 517

Santo Tirso recria este fim de semana a paixão e morte de Cristo

Avatar

Publicado

em

 

Ao longo de quatro dias, a Praça 25 de Abril, junto à Câmara de Santo Tirso, vai ser palco da edição de 2015 do Mercado Nazareno, uma iniciativa que conta com a organização do município liderado por Joaquim Couto e que marca a quadra pascal.
Programa da TVI, “Somos Portugal”, vai estar em direto de Santo Tirso.

A recriação histórica dos quadros dos últimos dias da vida de Cristo e da sua ressurreição têm início na Sexta-Feira Santa, dia 3 de abril, a partir das 11 horas, com a presença do presidente da autarquia, Joaquim Couto, e da vereadora da Cultura, Ana Maria Ferreira.

O recinto com cerca de seis mil metros quadrados vai estar dividido em diversos espaços com uma réplica de Belém, onde estarão concentrados os artesãos e mercadores trajados à época, com tendas próprias e decoração adequada, passando por “Hebrom”, uma zona de diversão infantil, a “Aldeia Canaá”, com exposição de animais e demonstração de velhos ofícios.

O Mercado Nazareno junta três dezenas de artesãos, nas áreas de gastronomia, couros, madeiras, cortiças, joalharia, marionetas e brinquedos. “Queremos que as pessoas tenham a oportunidade de vir a Santo Tirso comemorar a Páscoa, revivendo a história de Jesus, através das dramatizações históricas, mas também dando a conhecer os artesãos do concelho e da região”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Depois do sucesso da primeira edição, o Mercado Nazareno deste ano surge com uma programação melhorada. “Temos um horário mais alargado e um maior número de representações históricas, quase todas diferentes das que foram protagonizadas no ano passado”, explica o autarca, mostrando-se confiante relativamente “aos milhares de visitantes” que irão passar por Santo Tirso, entre 3 e 6 de abril.

Segundo o edil tirsense, para quem um dos objetivos deste grande evento “é inscrever o concelho nas rotas do turismo religioso e das recriações históricas”, são esperados visitantes de toda região Norte e até da Galiza.

Os horários das recriações

O Mercado Nazareno abre, dia 3 de abril, sexta-feira, com sete recriações históricas, as primeiras das quais marcadas para as 11 horas e relacionadas com “O Batismo”, e de seguida “O Casamento”, onde Maria e Jesus assistem ao casamento de uma prima.

Da parte da tarde, a partir das 15 horas, vai decorrer uma encenação denominada “Jesus Pregando”. Segue-se a “Chegada a Jerusalém”, onde Jesus é recebido pelo povo com folhas de palmeira. Já na encenação “Barrabás”, marcada para as 18 horas, Pilatos declara ao povo que César lhes cederá uma oferta para a Páscoa: podem escolher entre dois prisioneiros para a sua libertação.

Publicidade

Já a partir das 21 horas, será tempo da “Via Sacra”, durante a qual Jesus carrega a sua cruz, até ao calvário. Um percurso recheado de drama e de várias encenações. Quando o relógio assinalar as 22 horas, Jesus é crucificado, juntamente com dois ladrões.

No dia 4 de abril, sábado, o recinto do Mercado Nazareno abrirá portas pelas 10 horas, brindando os visitantes com um ambiente típico da época, rico em cores, sons e aromas.

A “Recolha do Corpo” acontecerá pelas 11 horas, com a encenação de Jesus, nos braços de Maria a ser entregue pelos soldados aos apóstolos, que o levam para limpeza e tratamento do seu corpo, para o sepultarem no Vale dos Mortos.

“O Luto” surge às 15.30 horas, com Maria a chorar em frente ao túmulo. A “Perseguição” e as “Ameaças” decorrem logo de seguida, a partir das 16.30 horas.

As dramatizações dos momentos bíblicos continuarão dia 5 de abril, Domingo de Páscoa, pelas 14.30 horas, com as encenações da “Ressurreição” e “Entre Nós” a serem transmitidas em direto na TVI, no programa “Somos Portugal”. Mais tarde, quando o relógio marcar as 21.30 horas, num grande clarão, Jesus aparece ao público, deixando a sua mensagem.

No dia de encerramento, a 6 de abril, segunda-feira, estão reservadas as encenações da “Palavra de Deus”, marcadas para as 11 horas. Da parte da tarde, pelas 15.30 horas, o “Milagre” irá acontecer, seguindo-se a “Perseguição”.
As recriações do Mercado Nazareno encerram com o último episódio bíblico, marcado para as 17.30 horas, “Ameaças”, onde Ceifás manda capturar Pedro e ameaça calá-lo.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...