quant
Fique ligado

Edição 458

Santo Tirso recebe exposição de escultura de Serralves

Publicado

em

“Treze peças em mármore, ferro e madeira” compõem a exposição itinerante “Escultura Abstrata nas décadas de 1960/1970 na coleção da Fundação de Serralves”, patente no Museu Municipal Abade Pedrosa, em Santo Tirso, até ao dia 23 de fevereiro. A iniciativa é da Câmara Municipal ao “abrigo do protocolo de colaboração com a Fundação de Serralves”.

A exposição, que conta com peças da autoria de Armando Alves (duas esculturas), Zulmiro Carvalho (três), João Machado (duas), Alfredo Queiroz Ribeiro (uma), José Rodrigues (três) e Ângelo de Sousa (duas), “procura mostrar as alterações de paradigmas ocorridas nos anos 1960 e 1970 na escultura, nomeadamente em Portugal, por influência de artistas que beberam de outros contextos que não apenas o francês, como, por exemplo, a arte pop, o minimalismo e a arte conceptual de origem anglo-saxónica”.

“Mais do que encontrar linhagens, a iniciativa mostra uma imagem do contexto artístico português que contraria qualquer ideia de seguidismo ou atraso em relação às experiências artísticas, que se iam fazendo noutras latitudes do globo, confirmando, assim, que os artistas nacionais não só conheciam as tendências existentes como souberam retirar delas o que de melhor servia a singularidade das suas pesquisas criativas”, pode ler-se na informação enviada pela autarquia tirsense.

O concelho de Santo Tirso, que é o “terceiro município do país a aderir ao estatuto de membro-fundador da Fundação de Serralves”, recebe “mais uma exposição do acervo de Serralves e dá, assim, corpo ao objetivo de promover a cultura a nível local, nacional e internacional”.

A mostra, que conta com “13 peças de seis consagrados escultores”, tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas.

Publicidade
Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 458

Opinião: Desmontar a narrativa

Publicado

em

Por

Gualter-Costa

É admirável a forma como uma simples permuta na liderança do governo (sim, em julho último, assistimos a uma permuta dissimulada na liderança do governo) conseguiu operar na sua narrativa oficial. 

(mais…)

Continuar a ler...

Edição 458

Paróquia da Trofa celebrou S. Sebastião

Publicado

em

Por

O som estridente dos tambores e das cornetas da fanfarra dos escuteiros do Agrupamento 94 da Trofa anunciava o início da procissão em honra do mártir S. Sebastião.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também