Produtos do concelho de Santo Tirso estiveram em destaque na Expousense, que decorreu entre os dias 5 e 9 de fevereiro, em Ourense, Espanha.

Pela “primeira vez”, o Município de Santo Tirso participou na Xantar-15º Salão Internacional de Gastronomia e Vinhos, apresentando produtos locais, como o jesuíta, o licor de Singeverga, bolachas conventuais de Santa Escolástica, bombons confecionados pela Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente e os Vinhos Verdes.

No dia dedicado ao Turismo do Porto e Norte de Portugal, 6 de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, acompanhado pela vereadora do pelouro do Turismo, Ana Maria Ferreira, visitou a Expourense, que é considerada a “maior feira gastronómica da Península Ibérica”. Segundo fonte da autarquia, este dia foi “um verdadeiro sucesso para os produtos tradicionais de Santo Tirso, que suscitaram aos visitantes e aos profissionais do setor, nomeadamente produtores de vinhos, confrarias gastronómicas e empresários da restauração, particular interesse, tal a afluência verificada no espaço destinado ao Município no stand da entidade de turismo”.

Para Joaquim Couto, se Santo Tirso se quer promover além-fronteiras sob o ponto de vista turístico, nomeadamente através da gastronomia e dos vinhos, a Xantar “é o local privilegiado para o fazer”, por razões de “proximidade entre as duas regiões e também por à Expourense acorrer um conjunto de atores que interessa atrair para o concelho”. O edil tirsense acrescentou que “Santo Tirso é um verdadeiro parque natural” localizado na Área Metropolitana do Porto e na região norte do país, com “condições invejáveis para a prática de atividades desportivas e de lazer” e com um “património arqueológico, religioso e paisagístico único”.

Joaquim Couto referiu ainda que o concelho “tem de fazer um esforço para estar presente em certames internacionais” que promovam o que de melhor se faz em Santo Tirso, nomeadamente na Xantar, em Espanha, e “noutras feiras com qualidade e dimensão para atrair para o Município turistas”, em especial de Espanha, um mercado, segundo o presidente da Câmara, “estratégico para a região norte e para os municípios” que dela fazem parte.

Já na 15ª edição, o salão gastronómico Xantar é “uma plataforma de promoção da gastronomia dos dois países”, tendo atraído, em 2013, “cerca de 24 mil visitantes, entre público em geral e profissionais do setor”. Em 2014, a Expourense organizou “mais de 120 atividades gastronómicas e recebeu um conjunto de 20 restaurantes com mais de 30 menus entre os 12 e os 30 euros, distribuídos pelas regiões norte de Portugal e Espanha”, onde Cuba foi o país convidado da edição.