feira-presepio

Acaba de ser inaugurada, em Santo Tirso, a IV Feira Internacional de Presépios. No átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso, até ao dia 1 de Dezembro, os interessados poderão não só assistir ao vivo à execução de presépios, como proceder à sua aquisição.

Nesta feira, aberta diariamente entre as 10 e as 23 horas com muita animação musical à mistura, participam 22 artesãos portugueses e dois artesãos africanos. 

Recorde-se que depois dos presépios portugueses (2006), espanhóis (2007) e franceses (2008), ficarão patentes ao público até ao dia 3 de Janeiro, no átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso, cerca de duas centenas destes ícones natalícios elaborados por ilustres artesãos de origem africana. 

Mas ao todo são cerca de 750 os presépios que poderão ser vistos em Santo Tirso, já que cerca de 400 estarão expostos nos quartéis dos Bombeiros Voluntários (vermelhos e amarelos) e mais cerca de centena e meia nas montras das lojas do centro da cidade. 

Este ano haverá uma novidade que reforça a importância crescente desta iniciativa. Trata-se da iniciativa “À mesa com o Presépio” que irá ser dedicada ao melhor conhecimento da música e dos músicos dos presépios do Século. XVIII. Para o efeito, decorrerá no dia 12 de Dezembro, no Restaurante Cá-Te-Espero (Rebordões), um jantar com a participação de Maria de Lurdes Alves Ribeiro e de Paulo Trindade Ferreira, dois especialistas na matéria.