quant
Fique ligado

Ano 2007

Santa Eufémia espera milhares de romeiros

Avatar

Publicado

em

Santuario de Santa Eufemia

 O ponto mais alto da Freguesia de Santa Maria de Alvarelhos, conhecido como Monte de santa Eufémia recebe, durante o terceiro fim-de-semana de Setembro milhares de peregrinos e devotos da Santa que lhe deu o nome. As festas 2007 têm como cabeça de cartaz a grupo Diapasão e Vozes do Tâmega.

Santuario de Santa EufemiaNo próximo sábado dia oito, pelas 21 horas decorrerá uma procissão de velas, no domingo, dia nove, para além das missas pelas 11 horas e 15.45 horas, está programada a actuação do Grupo Popular "As Vozes do Tâmega", com inicio marcado para as 15 horas.

O terceiro fim de semana do mês, conhecido como Santa Eufémia Grande, são os dias em que a romaria é mais visitada, e estará preenchido com diversas actividades, que começam logo no sábado, dia 15 pelas nove horas, com a entrada no Arraial dos Zés Pereiras "Delaenses", às 11 horas a missa, às 15 horas abertura da Feira da Louça e a terceira exposição de artesãos de Alvarelhos com os seus jogos tradicionais e animação popular, às 17.30 horas haverá uma missa, às 21.30 horas, decorrerá o espectáculo musical com o grupo "Diapasão" e pelas zero horas uma grandiosa sessão de fogo de artifício. No domingo, dia 16 celebrar-se-ao duas missas campais, uma pelas sete horas e outra pelas nove horas, às oito horas haverá uma encenação das Rusgas de outrora, e às 11 horas uma missa solene. Na segunda-feira, dia 17, para além das missas às nove horas e às 11 horas, haverá uma entrada das bandas de música da Trofa e de Paços de Ferreira, às 18 horas será o encerramento da Feira da Louça e da terceira exposição de artesãos de Alvarelhos.

No dia 22, sábado, decorrerá pelas 14 horas o encontro de concertinas e cantares ao desafio, no domingo, dia 23, pelas 11 horas será celebrada a missa, às 14.30 horas haverá um desfile e apresentação do 32º Festival de Folclore, com a actuação do Rancho Folclórico de Alvarelhos, o Grupo Folclórico "Os Moliceiros de Ovar" da Beira Litoral, Grupo Etnográfico "Os Esparteiros de Mouriscais", Ribatejo, o Rancho Folclórico da "Casa do Povo de Godim", da Régua e o Grupo Folclórico cultural Danças e Cantares de Carreço, de Viana do Castelo.

As festas 2007 encerram com um leilão de oferendas, a 30 de Setembro, pelas 15 horas e uma missa às 15.45 horas.

 

História da edificação da Capela

 

Reza a história, que Santa Eufémia livrou um eclesiástico e um secular, de perigos mortais no mar e em outras enfermidades. Estes dois homens juraram então não mais prestar culto a outros santos senão a Santa Eufémia, que lhes salvara a vida.

O "Monte de Santa Eufémia", está situado no ponto mais alto de Alvarelhos, onde está edificada a Capela em honra da Santa Eufémia. Existe a convicção de que o Santuário terá sido construído no último quartel de 1500.

Publicidade

Devido à enchente de romeiros que sempre se deslocavam à pequena ermida para rezar à Santa, em 1728 foi construída uma capela maior, tendo sido reformada em 1899 e um século depois, em 1996, foi totalmente restaurada e ampliada.

Agora possui três altares, com as imagens de Santa Eufémia, São Barnabé, Santa Quitéria, Santa Rita de Cássia, Santa Luzia e Santo Expedito.

No alto do monte existe ainda uma cruz, a poucos metros da Capela, com 14 metros de altura. Foi erigida no século XX e benzida por D. António Barroso, o então Prelado portucalense, no dia 11 de Setembro de 1904.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...