quant
Fique ligado

Ano 2010

Santa Eufémia atraiu milhares de devotos

Avatar

Publicado

em

O Monte de Santa Eufémia, em Alvarelhos, encheu-se de devotos que, para além de participarem na missa, fazem desta uma das maiores romarias do concelho.

O Verão ainda não acabou, mas as castanhas já dão ar da sua graça. Nas festas em honra de Santa Eufémia, o fumo do assador já as denunciava e muitos não resistiram a prová-las logo na manhã de domingo. Para quem já teve que estacionar longe da romaria e enfrentar uma longa subida a caminhar, as castanhas até que eram bem vindas para reconfortar o estômago.

A devoção à santa fez com que largas centenas de pessoas fizessem a pé o caminho até à capela e enfrentassem o intenso calor, que já se fazia sentir pela manhã, para assistir à missa campal.

Ao longo da subida, o comércio abunda. Os balões com feições de animais e heróis de Banda Desenhada multiplicam-se e as bancas de brinquedos continuam a atrair a atenção dos mais pequenos, que se contorcem junto dos progenitores para saírem da romaria com uma nova aquisição. Os tempos são outros, mas a fantasia continua a ser a mesma.

A cada dezena de metros percorridos, uma banca repleta de meias anuncia uma dúzia a cinco euros. Já as cuecas são para todos os gostos, feitios e tamanhos e festa não é festa se não tiverem toalhas do “glorioso” à venda, bem grandes e vistosas, ao lado das do Futebol Clube do Porto de menor dimensão, mas também com honras de exposição.

Os produtos para vender são muitos e o mais difícil mesmo é escolher. Já eram milhares os romeiros que passeavam pelo recinto de manhã e muitos mais se esperavam depois do almoço.

As festas em honra de Santa Eufémia são umas das mais representativas do concelho e todos os anos arrastam milhares de devotos ao monte, em Alvarelhos, que prestam culto à santa e cumprem as suas promessas.

O terceiro domingo de Setembro é o mais importante das comemorações, que se alongam pelo mês inteiro. A tradição já não é o que era, mas há quem resista aos novos tempos e ainda rume ao Monte de Santa Eufémia com o farnel para fazer o piquenique com a família.

A fé que movimenta as pessoas explica-se pela elevada importância que a santa tem em muitos domínios, conforme explicou Bernardo Magalhães, tesoureiro da Comissão de Culto de Santa Eufémia. Ela é invocada para muitos problemas de saúde e ainda tem uma importância suplementar junto das mulheres com gravidezes de risco ou com doenças femininas.

Publicidade

A romaria é preparada desde Abril para garantir que tudo esteja em condições para se fazer uma festa digna de Santa Eufémia.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...