quant
Fique ligado

Edição 517

Saneamento de Santo Tirso e Trofa gerido por Águas do Noroeste

Avatar

Publicado

em

A partir desta quarta-feira, 1 de abril, a Águas do Noroeste, S.A., empresa do grupo Águas de Portugal, inicia atividade em oito municípios. Santo Tirso, Trofa e Fafe no serviço de saneamento de águas residuais e Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto e Cinfães, com serviço de abastecimento e saneamento de águas residuais.

A Águas do Noroeste, S.A., é responsável, desde 2010, pela exploração e gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Noroeste, que integra 32 municípios, sendo uma das maiores empresas gestoras a atuar em Portugal neste setor.

Publicidade

Em julho de 2013, foi assinado o contrato de parceria pública entre o Estado Português e os municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Fafe, Santo Tirso e Trofa e o respetivo contrato de gestão entre os Parceiros e a Águas do Noroeste, que possibilita a assunção de responsabilidades na exploração e gestão dos sistemas em “baixa”. Esta é a primeira parceria celebrada entre o Estado (Administração Central) e as autarquias, que concretiza um processo de verticalização, reunindo numa única entidade gestora os serviços em “alta” (prestados aos municípios) e os serviços em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes).

A nova entidade gestora pretende, desta forma, assegurar o abastecimento de água e o saneamento de águas residuais urbanas de forma regular, contínua e eficiente, garantindo a construção e/ou renovação das redes e a prestação do serviço, com elevada qualidade, a três por cento da população portuguesa, ou seja, aproximadamente, 300 mil pessoas.

A Águas do Noroeste tem ainda à disposição dos clientes uma loja em cada um dos municípios da sua área de intervenção, onde se pode tratar dos assuntos relacionados com os serviços prestados pela empresa, independentemente do local de consumo ou morada do cliente.

Com esta parceria, a Águas do Noroeste assume-se como “uma empresa de referência nacional no setor, presta um serviço de qualidade e reforça o seu papel de parceiro ativo para o desenvolvimento sustentável da região onde opera”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...